2 de junho de 2015

Prefeitura contabiliza 75% de cobertura vacinal da campanha contra gripe

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), contabiliza até esta sexta-feira (29) 143.524 doses de vacina contra a gripe aplicadas, o que corresponde a 75,1% do público-alvo. No total, 66 postos de saúde da capital maranhense estão à disposição da população que deseja se proteger imunologicamente contra a gripe.

Entre os grupos vacinados até o momento, estão crianças (64,3%), trabalhadores da saúde (88,9%), gestante (64,6%), puérperas (85,3%) e idosos (81,9%). A campanha prosseguirá até o dia 5 do próximo mês, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS). A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, convoca a população para que compareça aos postos.

"O objetivo da vacinação é imunizar uma significativa parcela da população contra a gripe, prevenindo as complicações da doença e tentando diminuir as internações decorrentes dessa patologia. Mas, para que isso ocorra, é preciso que as pessoas que integram o público-alvo procurem os postos de vacinação", disse.

Ela reforçou ainda que a vacina não possui qualquer contra-indicação. O Ministério da Saúde, conforme estudos técnicos já realizados, apresentou dados que comprovam a qualidade da vacina disponibilizada nos postos da rede pública.

A gripe é responsável atualmente por grande parte das internações hospitalares. A febre é o sintoma mais importante da enfermidade e dura, normalmente, em torno de três dias. Além deste sintoma, a gripe também pode vir acompanhada de tosse, dor de garganta e dor de cabeça.

BNC Saúde

Um comentário:

  1. Acredito que com 75% vacinas aplicadas o objetivo da campanha foi alcançado.

    ResponderExcluir

quero comentar