O Projeto Meios de Comunicação e a Cultura de Paz: as formas de expressão dos jovens da Vila Embratel, também chamado de Comunicapaz, é parceiro do Movimento Nossa São Luís (MNSL) e recebe nesta quarta-feira, dia 18 de maio, o diretor e fundador da École de La Paix de Grenoble - França, Richard Pétris, que vem a São Luís para assinatura do convênio de Cooperação Internacional com a Universidade Federal do Maranhão.
O convênio é resultado das negociações iniciadas em 2009 com o projeto Comunicapaz que desenvolve ações de promoção dos valores da cultura de paz e do protagonismo juvenil, por meio de oficinas audiovisuais e artísticas, no bairro da Vila Embratel.
A École de La Paix que é vinculada a UNESCO realiza uma atividade semelhante ao Comunicapaz, promovendo a cultura de paz e convivência, e desenvolvendo material educativo, entretenimento, pesquisa extensão e formação em Grenoble – França, porém com a experiência de atuação na temática desde 1998.
Vera Salles, coordenadora do grupo de pesquisa, afirma que “está é uma excelente oportunidade de estreitar laços e possibilitar intercâmbio entre França e Brasil, promovendo troca de experiências, capacitação de alunos, professores e técnicos em cultura da paz”.
Diz ainda que “a assinatura deste convênio representa para São Luís uma oportunidade de construção da cultura de paz no seu território, que tem como pilares: Educação para uma Cultura de Paz; Tolerância e Solidariedade; Participação Democrática; Livre fluxo de Informações; Desarmamento; Direitos Humanos; Desenvolvimento Sustentável e Igualdade entre gêneros”.
BNC Educação