Os funcionários da Clínica La Ravardiere estão há cinco meses sem receber salários. A informação foi repassada pela presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS), na manhã desta quinta-feira, dia 12 de maio. A parlamentar pediu providências imediatas da Prefeitura, que é a gestora do recurso do SUS, para que o repasse seja regularizado.
“Recebi hoje pela manhã uma reclamação da administração do hospital sobre o atraso de cinco meses no pagamento. Espero que esta Casa interceda para resolvermos este problema. A Clínica La Ravardiere tem hoje300 internos e 15 deles estão cumprindo medida de segurança”, destacou.
Eliziane Gama explicou que a administração da clínica afirma que o atraso no pagamento seria um dos impedimentos para receber outros doentes mentais e explicou que se estes doentes não forem recebidos na clínica são enviados para a Penitenciária de Pedrinhas.
“O Juiz não tem para onde mandar, porque as clínicas não estão recebem. No caso especifico da La Ravardiere, que é a única que recebe esses doentes e não está recebendo por falta de pagamento, eles são enviados para Penitenciária de Pedrinhas, e lá temos vários doentes mentais são violentados, das formas mais vis”, lamentou.
No mês de março, Eliziane Gama denunciou abusos e maus tratos sofridos por internos infratores que apresentam doença mental no Maranhão e falou ainda sobre as condições das clínicas psiquiátricas que recebem pessoas que cumprem medidas de segurança no estado. Segundo ela, somente a Clínica La Ravardiere e a Clínica São Francisco recebiam pacientes que cumprem medidas de segurança.
BNC Parlamento Estadual