Cerca de 100 profissionais, em especial técnicos dos CREAS (psicólogos e assistentes sociais) e educadores de escolas públicas, de 25 municípios maranhenses se reúnem amanhã (18), a partir das 14h, no Hotel Abevile para participar do Curso de Formação Básica sobre medidas socioeducativas. O Curso que é uma iniciativa do Centro de Defesa Pe Marcos Passerini, conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e tem por objetivo debater e qualificar a intervenção técnico-pedagógica, voltada para a execução de medidas socioeducativas, destes agentes sociais no Estado.
“Estamos com bastante expectativa, pois o curso vai debater a importância da qualificação técnico-pedagógica, além de abordar questões como os fatores e características das causas do ato infracional, meios e formas de intervenção e o discurso de criminalização de crianças e adolescentes. O que pretendemos é contribuir para formar opinião favorável aos direitos de crianças e adolescentes garantidos formalmente no ECA, que ainda não estão sendo implementados”, explica coordenadora do Centro de Defesa, Maria Ribeiro da Conceição.
A coordenadora esclarece ainda que o curso se fundamenta em instrumentos como o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo do Maranhão, o Sistema Único da Assistência Social (Suas) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a partir da perspectiva de integração das políticas públicas e o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, “propiciando aos participantes, aprofundamento em importantes instrumentos do cotidiano de trabalho de quem atua com adolescentes em conflito com a lei”, afirma.
Esta é a segunda vez que o curso é realizado. Desde 2008 o CDMP vem debatendo com o conjunto da sociedade a importância da qualificação dos profissionais que trabalham com a execução de medidas socioeducativas.
BNC Cidade