Coordenadora do  Programa de Proteção aos Direitos Humanos da Presidência da Republica  visita São Luis Gonzaga, Dra Camila Dias, chegou hoje 05/10, em São Luis  Gonzaga do Maranhão, para acompanhar e levantar informações sobre a  vida e a trajetória de duas pessoas ameaçadas de morte por fazendeiros  no município de São Luis Gonzaga do Maranhão.
As pessoas ameaçadas são Paulo Sergio da Comunidade Quilombolas de São  Pedro e Antonio Miris da Comunidade Quilombolas de Santarém, as duas  comunidades são Certificadas pela Fundação Palmares e reconhecida também  pelo INCRA como Comunidades Quilombolas.
Os moradores desde 2004 vêm solicitando do INCRA a desapropriação das terras mais ate então a área ainda não regularizada
 O  INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) já esteve  este ano na Comunidade de Santarém e reconheceu a Comunidade como uma  área de risco. O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais vem  desde 2004 á frente das discussões e denunciando as agressões sofridas  pela Comunidade, e solicitando proteção de vida para as pessoas  ameaçadas.
Com  ajuda direta de órgãos como a Pastoral da Terra e Defensorias Públicas o  Sindicato vem tornando publico as ameaças e proibição de infraestrura  nas duas comunidades, como é o caso da Comunidade de São Pedro onde o  fazendeiro proibiu implantação de escola, estrada, Programa Luz para  todos e outros.
Junto  com a Dra. Camila Dias, Coordenadora na Coordenação Geral do Programa  de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos da Secretaria de  Direitos Humanos da Presidência da Republica, veio a Dra Estefane Franca  da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos do Estado do Maranhão. A  Dra Jacinta Maria Santos, Gestora de Políticas de Ações Afirmativas da  Secretaria de Igualdade Racial do Estado do Maranhão. A equipe veio  resguardada pela Policia Federal, Policia Rodoviários Federal e Agentes  especiais da Republica.
Fonte: Portal São Luis Gonzaga
BNC Maranhão 
 
