8 de setembro de 2013

Pacientes do CAPS expõem peças confeccionadas durante tratamento

O Centro de Atenção Psicossocial de Paço do Lumiar (CAPS II) realizou na semana passada, a sua primeira exposição de artesanato. Utilizando material reciclável, garrafas pet e jornais, os próprios pacientes confeccionaram, com riqueza de detalhes, várias peças de decoração, durante as aulas de artesanato e artes. 

De acordo com o coordenador do CAPS, Marcelo Oliveira, a exposição faz parte do tratamento dos pacientes. “A produção dos artesanatos é, principalmente, uma forma de ressocialização, no sentido de incentivar e valorizar o trabalho dos pacientes, além de elevar a autoestima e garantir uma renda a mais. O paciente se sente mais independente e mais seguro de encarar novamente o mundo lá fora," disse o coordenador.

"Desde que o prefeito Josemar assumiu o município, ele não mediu esforços para garantir melhorias no CAPS. Saímos de um prédio insalubre, que não tinha a permissão da Vigilância Sanitária para esse espaço amplo e arejado, nos padrões exigidos, além de fornecermos alimentação e medicação adequada aos pacientes e condições dignas de trabalho aos profissionais", destacou a secretária municipal de Saúde, Nadi Morais.

Maria Moura testemunha, que conseguiu se recuperar de uma forte depressão desde que chegou ao Centro. " Minha vida não tinha mais nenhum sentido, passei por vários especialistas, mas sem melhoras, até que procurei ajuda no CAPS aqui de Paço do Lumiar. Esse lugar mudou meu destino e agradeço a Deus por ter conseguido chegar aqui a tempo”, afirmou dona Maria que, totalmente recuperada, faz visitas constantes ao CAPS e ajuda na recuperação de pacientes com o mesmo diagnóstico.

O CAPS é um serviço de saúde mental vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo um espaço de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais graves e que necessitam de cuidado intensivo e comunitário. Atualmente o CAPS de Paço do Lumiar atende 50 pacientes, e possui a maior estrutura da região metropolitana,  com uma equipe de profissionais da saúde, nas áreas de terapia ocupacional, psicólogo, psiquiatra,, enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, outros.

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar