Com a venda de peixes e mariscos a preços acessíveis, no sentido de incentivar o consumo de pescado, foi encerrada nesta sexta-feira (13), a participação do município de Paço do Lumiar, na 10ª Semana do Peixe realizada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em parceria com as prefeituras de todo o País.
De acordo com o superintendente do Ministério da Pesca no Maranhão, Júnior Verde, a intenção dessa campanha nacional foi promover o consumo de pescado em âmbito nacional, através da mudança de hábitos alimentares, campanhas promocionais e de incentivo à produção, tudo isso para estimular a renda e geração de emprego em cada Estado. “As prefeituras são agentes importantes no processo de elaboração e execução desses projetos, afim de que, consigamos aumentar a produção e a venda de pescados em todo País”, destacou o superintendente.
" Aderimos à campanha nacional de consumo de pescado pelo potencial da nossa região, mas também, com o objetivo de valorizar o pescador e o catador de mariscos. Muitas melhorias no setor estão por vir, dando condições para que esses trabalhadores possam comercializar seu produto dentro e fora do município, contribuindo de forma satisfatória para a economia local”, afirmou ao prefeito, Josemar Sobreiro.
A secretária municipal de Agricultura,Pesca e Abastecimento, Rosany Aranha, conta que a Semana do Peixe foi muito proveitosa em Paço do Lumiar, com a realização de cursos de boas práticas e higiene na manipulação de pescado, e com a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Pescados e Mariscos. “O evento de hoje finda uma semana repleta de ações da Semapa, que vão além da campanha nacional, mas de visitas técnicas, acompanhamentos e suporte, que nossos técnicos oferecem aos pescadores e marisqueiras da região”, frisou a titular da Semapa.
“Eu estou muito feliz, em contarmos hoje, com uma grande estrutura de pesca. Melhorou bastante a nossa atividade no mar e em terra, com o recebimento de novas embarcações, cursos de atualização, acompanhamento e assessoria da secretaria”, enfatizou o pescador José Pereira.
Durante toda a manhã, a população pode comprar peixes no Caminhão do Peixe, cedido pelo município vizinho de São José de Ribamar e degustar comidas típicas a base de pescado e mariscos.
BNC Paço