20 de julho de 2014

37º Festival Guarnicê terá longas nacionais e maranhenses

São Luis  - Quatro filmes nacionais e maranhenses concorrerão na Competitiva de Longas do 37º Festival Guarnicê de Cinema, evento que será aberto nesta segunda-feira, 21, às 19h, no Cine Praia Grande, em São Luís. Apresentado pela Petrobras, o Guarnicê terá entrada gratuita e reunirá o melhor da produção audiovisual brasileira contemporânea em curtas digitais e longas metragens. 
 
O 37º Guarnicê é uma promoção da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão e Fundação Sousandrade. Com patrocínio da Petrobras, Banco do Nordeste e Vale tem parceria da Vila das Artes e Fundação Joaquim Nabuco e e apoio da Aliança Francesa, Cinemateca da Embaixada da França (Cine), TV UFMA, 9D Studio e da Universidade FM e Mirante FM.

A competitiva de longas acontecerá sempre às 19h, no Cine Praia Grande, com exibição de um filme por sessão. O longa-metragem paulista “Triunfo” será exibido nesta terça, 22. Na quarta-feira, 23, será exibido o longa maranhense “O Exercício do Caos”. Já na quinta-feira, 24, a competitiva de longa exibirá o documentário paulista “Mataram Meu Irmão” e na sexta-feira, 25, será a vez do longa maranhense “Escolha o Seu Caminho”.

“Triunfo” conta a história do nascimento do hip hop no Brasil. O documentário presta um tributo a Nelson Triunfo, nascido há 60 anos no sertão pernambucano, e que hoje mora na favela do Tiquatira, na Zona Leste de São Paulo. O roteiro é de Alexandre Dantas e a fotografia de Caue Angeli. Direção de arte de Hernani Ramos. Outro longa concorrente é “O Exercício do Caos”, dirigido pelo maranhense Frederico Machado.

O filme narra em tons de suspense existencialista a estória de um pai soturno e autoritário que vive com as três filhas adolescentes em uma antiga fazenda de mandioca no interior do Maranhão. A família compartilha a ausência da mãe e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto espreita a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas. 

Dirigido por Cristiano Burlan, o documentário Mataram Meu Irmão, rodado em 2013, reconstitui os detalhes da morte do irmão do diretor, Rafael Burlan da Silva, há 12 anos. O cineasta Cristiano Burlan lança-se em uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana, como o Capão Redondo. É lá que morava a família e onde o irmão, de 22 anos, foi morto com sete tiros em 2001. 

"Escolha Seu Caminho" é o primeiro longa produzido exclusivamente pela comunidade da área Itaqui Bacanga, em São Luís (MA). Com direção de Alcino Daveniorp, o filme conta a historia de dois amigos de infância que passam por vários problemas financeiros. Em meio as dificuldades um escolhe o caminho do crime e o outro o do trabalho e se forma em direito. Informações: www.cultura.ufma.br/37guarnicedecinema.

BNC Cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar