3 de agosto de 2014

Prefeitura conclui obra de recuperação da encosta do Rio Pimenta


A Prefeitura concluiu nesta quarta-feira (30) as obras de recuperação da encosta do Rio Pimenta, na Avenida Vale do Pimenta (Olho D’água), com a aplicação de manta vegetal. Recentemente, o prefeito vistoriou a obra de reestruturação do local, que tiveram início na segunda quinzena de junho, e determinou que a conclusão dos serviços ocorresse dentro do prazo previsto. Os trabalhos foram coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Estivemos vistoriando as obras, acompanhamos os trabalhos de recuperação dos acessos, interrompidos pelas chuvas, e, com isso, restabelecemos os fluxos de veículos e pedestres por essas áreas importantes da cidade”, disse o prefeito.

O deslizamento da encosta do Rio Pimenta, situado na margem direita da Avenida Vale Pimenta (sentido Olho D’água), foi ocasionado por um transbordamento do rio no período mais intenso das chuvas este ano em São Luís, no mês de maio. Com a erosão, uma parte da pista do local também cedeu, precisando ser interditada em uma de suas vias.

As intervenções para recuperação da área tiveram início com a limpeza e nivelamento topográfico. Para evitar novos deslizamentos, a Prefeitura construiu muro de contenção, além da instalação de canaletas com o objetivo de orientar o fluxo de água das chuvas que cai nas vias próximas ao rio, e, ainda, a colocação de uma manta de proteção vegetal sobre o morro.

Nesta próxima semana, a Semosp vai recompor, nesta próxima semana, o asfalto do trecho da pista que cedeu devido ao deslizamento da barreira, mas o tráfego normal na avenida já foi restabelecido. “Com esse conjunto de medidas, a intenção da Prefeitura é evitar a ocorrência de deslizamentos e interdições da pista por causa de erosão”, assegurou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo.

Para a recepcionista Maria Inês Costa, com a obra, a Prefeitura soluciona não apenas o problema da erosão, mas também da insegurança que se instalou no local após a interdição parcial da pista. “Como havia o problema da erosão, muitos motoristas deixaram de circular pela avenida, tornando o local isolado e muito perigos, principalmente no final de tarde, hora eu que saio do trabalho”, expôs.

Já o funcionário Mário Veloso, que mora em uma rua paralela a Avenida Vale do Pimenta, mostrou satisfação com novo visual que a obra deu ä Avenida Vale do Pimenta , além de solucionar o problema dos alagamentos. “Com a obra, o visual da rua ficou até mais bonito. Com um muro que dá sustentação a encosta, eu acho que agora as chuvas não serão mais preocupação”, enfatizou.

RUA RIO CLARO
Também estão em estágio avançado as obras de drenagem da Rua Rio Claro (Olho D’água), e na Ponte sobre o Rio Anil (Anil), ambas afetadas pelas fortes chuvas que caíram sobre São Luís nos primeiros meses do ano.

Na Rua Rio Claro, a Prefeitura realizou intervenções de macrodrenagem, cujas intervenções estão baseadas em duas frentes diretas: a drenagem profunda e a drenagem superficial.

Na primeira etapa da obra, a Prefeitura removeu o antigo sistema de canalização, e instalou uma nova drenagem, de concreto armado e com vazão ampliada, capaz de suportar a força das águas durante a ocorrência de chuvas. Agora, as equipes de trabalho se concentram na drenagem superficial da rua e na reconstrução do muro que teve sua estrutura comprometida com os temporais. A previsão é que esta obra na Rua Rio Claro seja concluída até o final do mês de agosto, quando o local já terá passado por requalificação de sua malha asfáltica.

RIO ANIL
Até o final deste mês, a Prefeitura também irá concluir a obra que está sendo realizada na Ponte do Rio Anil (Anil), cujo transbordamento incomum no último período chuvoso, resultou no comprometimento de parte da ponte onde passam pedestres.

A Semosp realizou ainda a recomposição da encosta e está construindo um muro de contenção, com aproximadamente três metros de altura. Em seguida, passará à recuperação da pavimentação da via que passa sobre a ponte, assim como revitalização da calçada e do guarda-corpo do local.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar