1 de agosto de 2014

Prefeitura reativa projeto Circo Escola

Atividades serão retomadas na próxima semana nas dependências do Cras da Cidade Operária
São Luis - A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), realizou na tarde desta quarta-feira (30) uma mostra das atividades que serão desenvolvidas com a reativação do projeto Circo Escola. As atividades serão retomadas na próxima semana e, inicialmente, serão realizadas nas dependências do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Cidade Operária.

Segundo a coordenadora da Unidade de Atendimento Circo Escola, Maria Luiza Costa, a reativação do projeto foi um pedido do prefeito Edivaldo. Ela ressaltou que a mostra das atividades nesta quarta foi feita por jovens atendidos anteriormente pelo projeto e que puderam ter acesso a outras oportunidades a partir da experiência.

Entre as oficinas que serão oferecidas estão arte circense, capoeira, teatro, dança popular, educação esportiva e ambiental. Todas as atividades foram apresentadas nesta quarta-feira por jovens egressos do projeto. As apresentações foram acompanhadas pelos membros da Semcas e pela comunidade da Cidade Operária e do entorno, que será beneficiada com a reativação dos serviços.

O projeto atual ampliará o público alvo atendido. Anteriormente, as ações eram destinadas, principalmente, a crianças e adolescentes em situação de rua, configurando assim um serviço corretivo. Com a reativação, a proposta é trabalhar na prevenção, as atividades serão estendidas ao perfil do público atendido nos Cras, que inclui crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.

“Hoje, a gente resgata o Circo com outro olhar, o da prevenção vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com as crianças e suas famílias e em parceria com o Cras. Trabalhamos mais a prevenção e menos a correção”, declarou a secretária adjunta da Semcas, Nazareth Garcez.

Ela explicou que para disponibilizar um leque maior de atividades foram realizadas parcerias com outras secretarias municipais para formação na área ambiental, que será desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente; rodas de leitura com o Carro Biblioteca oferecido pela Secretaria de Educação; e a formação de uma banda mirim através da Secretaria de Segurança com Cidadania.

Nazareth Garcez esclareceu que todas as atividades anteriormente oferecidas no Circo Escola serão mantidas e que parte da equipe atual de orientadores sociais é formada pelos profissionais que integravam o Circo há cinco anos. “O fato de hoje as apresentações com malabares, pernas de pau, teatro e dança serem executadas por egressos do Circo Escola revela que este é um projeto funcional e viável”, comentou.

SOBRE O PROJETO
A Prefeitura de São Luís implantou o Projeto Circo Escola em 1999, que funcionou durante dez anos no Anel Viário. Nesse período, foram realizados, por ano, atendimentos de cerca de 200 crianças e adolescentes de 180 famílias, todas inclusas no Programa Bolsa Família e outros serviços. A experiência ganhou proporções internacionais com a parceria do Unicef, que referendou ao governo coreano uma visita ao Projeto em 2004. O Circo Escola também participou do Projeto Criança Esperança e foi utilizado como modelo para a criação do Circo da Baixada do Rio de Janeiro (RJ), através da indicação da organização não governamental Terre Deshommes Lausanne no Brasil (Tdh Brasil).

Foto: Divulgação
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar