10 de outubro de 2014

Prefeitura contabiliza mais de 15 mil atendimentos oftalmológicos pelo programa Saúde na Escola

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Educação (Semed), contabiliza 15.828 atendimentos na área de oftalmologia, através do Programa Saúde na Escola (PSE). O balanço foi divulgado por ocasião do Dia Mundial da Visão, comemorado nesta quinta-feira (9), e contempla a triagem de acuidade visual (8.930 atendimentos) e o atendimento de avaliação oftalmológica (6.898 atendimentos).

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância do programa para os estudantes. “Trata-se de um programa que vem sendo executado com amplo sucesso em nossa rede. Seguindo as determinações do prefeito Edivaldo para a área da Educação, temos contribuído para melhorar a qualidade de vida dos educandos e, consequentemente, permitir aos estudantes condições mais adequadas ao pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências”, afirma o secretário.

Através do programa foram beneficiados os estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco), Thomaz de Aquino (Vila Lobão), Olinda Desterro (Vila Vicente Fialho), Rubem Goulart (Cohab) e Maria José Vaz dos Santos (João de Deus). O PSE é desenvolvido nas escolas públicas do Município através de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo federal.

Por meio do projeto Consultórios Itinerantes, do Programa Saúde na Escola, os estudantes passam por uma triagem, para analisar se eles têm  indícios de problemas na visão. Caso o aluno precise de óculos, ele é encaminhado para um exame posterior, mais detalhado. Na ocasião, o estudante pode escolher um modelo de armação. Pouco tempo depois, ele recebe os óculos na própria escola em que estuda, sem qualquer custo.

Para Maria Iolanda de Jesus, 12 anos, que cursa o 6º ano na U.E.B. Thomaz de Aquino, os óculos recebidos pelo projeto Consultórios Itinerantes trouxeram grande alegria, pois até então a família ainda não havia tido condições de comprá-los. “Eu estava enxergando tudo embaçado, as letras pequenas demais. Eu não podia sentar atrás na sala de aula, pois piorava”, conta a garota, que agora diz poder enxergar tudo, e muito bem.

Da mesma forma, Rebeca Fazone Pinheiro Costa, 12 anos, colega de sala de Maria Iolanda, também tinha dificuldade para enxergar, principalmente de longe. “Saía muita água dos meus olhos; eles coçavam e ficavam bem vermelhos. Quando eu assistia televisão, os meus olhos ardiam mais ainda”, relembra a estudante, dizendo que a mãe ficou muito satisfeita com os benefícios do projeto, e é quem mais cobra o uso dos óculos. “Ela fica brava se eu não uso quando assisto TV”, diz.

OLHAR BRASIL
Com o objetivo de reduzir as taxas de evasão escolar decorrente de dificuldades visuais, facilitar o acesso à diversidade de contextos sociais e garantir melhoria na qualidade de vida dos educandos, a Semed também integra a coordenação do programa Olhar Brasil, desenvolvido em parceria com os governos federal e estadual. Atualmente, estão sendo atendidos pelo programa, com exames oftalmológicos em clínicas especializadas, duas escolas da rede estadual. Os próximos atendimentos contemplarão os estudantes da U.E.B. São Raimundo.

SAIBA MAIS
O Dia Mundial da Visão é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), cujo principal objetivo é prevenir e tratar os problemas de visão que causam cegueira. A data é comemorada anualmente, sempre na segunda quinta-feira do mês de outubro.

BNC  Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar