16 de outubro de 2014

Ventilador com controle remoto chega ao Maranhão

São Luis - O maranhense Romulo Férrer, que há alguns anos mora no Ceará, é um dos criadores de um produto inovador no mercado: o ventilador de mesa que funciona acionado por qualquer controle remoto, chamado Smart Fan. A tecnologia foi desenvolvida pela parceria entre a empresa Vent7 Inovações, de propriedade de Rômulo Férrer, e o Instituto Federal do Ceará (IFCE). Para funcionar o aparelho usa sinais infravermelhos para dar os comandos ao mecanismo. 

"A ideia surgiu durante a faculdade de telemática, onde eu tive a felicidade de ter um professor que me deu a semente. Fazer um sistema de acionamento de um ventilador usando qualquer controle remoto, a ideia era só fazer uma tarefa de sala de aula. Posteriormente, com o passar dos anos, essa ideia me incomodou 
 
durante um bom tempo até o momento que, em 2008, eu comecei a reviver a isto e tornar ela um produto, onde desenvolvi a patente e voltei a procurar o professor, que comprou a ideia, onde de 2009 para 2010, começamos a desenvolver o produto", contou Rômulo Férrer, um dos idealizadores do projeto.

O Smart Fan já está à venda no mercado, custando em média R$ 169,90. No Maranhão os aparelhos poderão ser encontrados nos Supermercados do Grupo Mateus. Mesmo com toda essa automação, o aparelho possui selo Classe A em consumo de energia, garantindo, além de conforto, um preço irrisório na conta de luz.

A Vent7 está abrindo caminho, junto com seus parceiros, para a aposentadoria dos botões mecânicos de liga e desliga, em prol do controle remoto, qualquer controle remoto, desde que utilize tecnologia de infravermelho (como os de TV). A tecnologia desenvolvida pela empresa Vent7 tornou possível, o que antigamente era economicamente inviável: ventiladores a controle remoto.
 
BNC Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar