30 de março de 2015

Caema conclui perfuração de poço no Bairro de Fátima

Grande Ilha - Nos próximos dias, a comunidade do bairro de Fátima, em São Luís, contará com um novo reforço no abastecimento de água. A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) concluiu a perfuração de um poço, com vazão acima de 50 metros cúbicos por hora, na praça da igreja matriz. 

Com cerca de 180 metros de profundidade, o poço vai suprir o abastecimento em áreas mais críticas do bairro, abastecidas pelo Sistema Produtor do Sacavém que, no período de estiagem, tem a produção reduzida por conta dos baixos níveis de água no reservatório do Batatã.

“Por determinação do governador Flávio Dino, estamos perfurando seis poços na região central de São Luís, como forma de resolver os problemas de abastecimento de água, comprometidos pelo baixo nível do reservatório do Batatã. 

Fico feliz em saber que o poço do bairro de Fátima, com vazão prevista para 20 metros cúbicos, superou as expectativas e apresenta, nos testes realizados, o dobro da produção de água. Isso é muito bom para a população que enfrentava dificuldades no abastecimento”, disse Telles. 

Ele acrescentou que a ideia é continuar planejando ações para soluções definitivas, mas, em curtíssimo prazo, também trazer saídas rápidas para problemas históricos no abastecimento de água.

A moradora Lourdes, residente nas proximidades da Praça da Igreja Matriz, ficou muito satisfeita com a ação do governo do Estado em perfurar poços para melhorar o abastecimento de água. “A gente sofria com a falta de água antigamente. 

Era precário o nosso abastecimento, a gente passava três dias sem água e a conta vinha alta. Eu pensava em vender minha casa, mas o novo poço vai melhorar a situação de toda a comunidade do Bairro de Fátima. Teremos água todos os dias. Estou gostando da iniciativa do governador Flávio Dino”, disse a moradora.

Nos próximos dias, a Caema fará a instalação do conjunto motor-bomba e do quadro de comando elétrico. A previsão é de que esse poço perfurado no Bairro de Fátima entre em operação a partir do mês de abril.

Já está em andamento a obra de perfuração de um poço na Praça Catulo da Paixão Cearense, na Vila Passos, com 120 metros de profundidade e previsão de 20 metros cúbicos de água por hora. Serão perfurados mais quatro poços no Parque do Bom Menino; na área da Igreja da Conceição, no Monte Castelo; na Praça da Misericórdia, no Centro; e no Outeiro da Cruz, na área do reservatório da Caema. Até o mês de junho todos esses poços da região central da cidade estarão em operação.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar