30 de março de 2015

O governo do estado através do PROCON pede explicações e notifica a SMTT devido aumento não justificado de passagem.

Grande Ilha - O Diretor presidente da Gerência de Proteção ao Consumidor (Procon-MA), Duarte Jr,  notificou a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) para obter a justificativa do reajuste das bandeiras tarifarias de ônibus autorizado pela prefeitura de São Luís na última sexta-feira (27) e que entraram em vigor ontem.

Segundo Duarte Jr. a notificação exige a planilha com informações e justificativas para o aumento. O Procon vai verificar se o aumento se de as tarifas foram abusivas e tomar as medidas necessárias, se for o caso: “Queremos garantir um serviço público de qualidade ao consumidor maranhense e coibir cobranças injustificadas, logo, abusivas”, disse.

A prefeitura de São Luís disse que o aumento da tarifa se deu em função do elevado custo na planilha de operações das empresas que operam no setor, além do reajuste de motoristas, cobradores e fiscais, acordado entre o Sindicato dos Rodoviários e o Sindicato das Empresas de Transporte público.

Fontes do Palácio dos Leões garantem que o governador Flávio Dino apóia a decisão do Procon e que ele considera o aumento da tarifa de ônibus injustificável.

A população se mobilizou para ir as ruas para que a passagem possa voltar a sua tarifa original, apesar de ter um sistema cheio de problemas, o certo é buscar um meio termo para que os usuários de transporte coletivo não possa ter seu orçamento alterado em virtude de falta de política clara para o sistema.

O sistema ainda se encontra com muitos defeitos, apesar de uma tentativa tímida da atual gestão de tentar melhorar e qualificar a frota e ainda implantar o sistema único de passagem, mas até lá, muita tensão e polêmica deve dar a tônica nesse processo. O problema não é pagar 2.80 e sim o que é de fato oferecido a população da grande ilha.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar