31 de março de 2015

Parceria entre Prefeitura e Ufma garante cursos para moradores da Cidade Operária

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís realizou neste sábado (28), no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Cidade Operária, a aula inaugural dos cursos do Projeto Profissionalização da Hospitalidade, executado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma).
 
O Projeto Profissionalização da Hospitalidade é do Departamento de Turismo e Hotelaria da Ufma e através dessa parceria, que envolve as secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas) e do Turismo (Setur), a Prefeitura de São Luís oferta os cursos de camareira, recepcionista de eventos e atendente de bares e restaurantes para o público atendido pelos Cras da Cidade Operária, Cidade Olímpica e Vila Janaina.

A secretária adjunta de gestão da Semcas, Nazareth Garcês, explica que esta é uma continuidade do Projeto, que teve a primeira turma em 2014 com os Cras da Forquilha, Anil e João de Deus.

Para ela, esta é mais uma oportunidade de ofertar cursos de qualificação profissional e com a chancela de uma instituição de renome como a Ufma. "Buscar alternativas e parcerias para que as políticas públicas aconteçam é uma determinação do Prefeito Edivaldo e nos permite promover possibilidade de inserção deste público no mercado de trabalho", destaca a secretária.

O Projeto capacitará 90 pessoas, a partir de 18 anos, com cursos de três meses de duração. As aulas iniciarão no dia 11 de Abril, no Cras da Cidade Operária, sempre aos sábados das 8h às 12h, e serão realizadas por alunos do curso de Hotelaria com a supervisão de professores da Universidade Federal do Maranhão. As inscrições devem ser feitas nos Cras da Cidade Operária, Janaína e Cidade Olímpica.

Há disponibilidade de vagas ainda para os cursos de Atendente de Bares e Restaurantes e Recepcionista de Eventos. A turma para o curso de Camareira já está fechada. A moradora da Vila Janaina, Antonia Santos, está em busca de uma oportunidade de trabalho, mas sem qualificação tudo fica mais difícil. Ela é uma das inscritas no curso de Camareira.

"Estou com muita expectativa porque esta é uma ótima oportunidade para a comunidade, porque a gente tem a chance de conseguir um trabalho e melhorar um pouco de vida", revela Antonia Santos.

Em 2014 o Projeto qualificou 42 pessoas, com inserção de pelo menos doze no mercado de trabalho. O aproveitamento dos alunos que ingressam nos cursos é facilitado pela rede de hotelaria parceira da Ufma. A indicação para realização na área da Cidade Operária se dá em função do grande contingente populacional e a expressiva demanda por qualificação profissional. A parceria com a Ufma é uma articulação da Superintendência de Inclusão Produtiva, da Secretaria da Criança e Assistência Social.

BNC Cidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar