Grande Ilha - A
Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MA) concluiu
pesquisa de preços nos principais locais de comercialização de pescado
de São Luís. O objetivo da pesquisa é manter a população informada sobre
os valores praticados pelo comércio com a aproximação da Semana Santa,
além de indicar ao consumidor onde encontrar o menor preço e mais
qualidade.
A
pesquisa foi realizada nos últimos dias 19, 20 e 23. Ao todo foram
coletadas amostras de 63 variedades de peixes de água doce e salgada,
além de mariscos, em nove tradicionais pontos de comercialização de
pescado da cidade: Mercado da Cidade Operária, do João Paulo, Mercado do
Peixe, da Liberdade, Mercado Central, e nos Supermercados Mateus, Hiper
Bom Preço, Maciel e Carone.
A
pesquisa aponta variações nos preços que vão de 4% a 150%. A maior
diferença encontrada foi no quilo do camarão grande, que custa R$ 20 nos
Mercados da Cidade Operária e Liberdade, mas chega ao R$ 50, no Mercado
Central. A variação nesse caso é 150%. Para o consumidor que ficar
atento à pesquisa, a economia é de R$ 30.
Outra
variação significativa ocorre no preço do peixe uriacica, que custa R$ 7
o quilo nos Mercados do Peixe e Liberdade, mas no Mercado do João Paulo
é vendido a R$ 15. A variação no preço do uriacica atinge os 114,28% e o
consumidor que observar a pesquisa do PROCON pode economizar R$ 8 a
cada quilo comprado.
O
diretor do Procon, Duarte Júnior, explica que os preços do pescado não
são tabelados e, por isso, é comum encontrar variações. Além disso, com a
aproximação da Semana Santa, época do ano em que a tradição religiosa
estimula o consumo de pescado, a tendência é de alta nos preços por
conta da demanda maior. “Seguir a tradição pode custar caro, por isso,
pesquisas como essa são de suma importância, pois têm como fundamento o
direito básico do consumidor que é o acesso a informação”, ressaltou.
Para consultar a pesquisa completa acesse o site http://www.procon.ma.gov.br.
Reclamações
O
Procon é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e
Participação Popular (Sedihpop) e é responsável pela política de defesa
das relações do consumo do Governo do Maranhão. O Procon orienta o
consumidor a ficar atento às pesquisas de preço que o órgão realiza e
também à qualidade dos produtos comercializados e as condições de
higiene e armazenamento destes.
O
consumidor que suspeitar de irregularidades pode fazer reclamação na
sede da Gerência do Consumidor, na Rua do Egito, 207, Centro. A denúncia
também pode ser feita pelas redes sociais (instragram: @proconmaranhao,
twitter: @proconmaranhao e facebook: Procon Maranhão) e pelo telefone
3261-5100.
BNC Consumidor