9 de maio de 2015

Fóssil de dinossauro é encontrado em Cajapió e será estudado pela UFMA

Cajapió - No último domingo (03), o professor Manuel Alfredo Medeiros, do Departamento de Biologia e também responsável pelo Laboratório de Paleontologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), recebeu a informação de que foi encontrado um fóssil de dinossauro herbívoro, na região costeira do município de Cajapió, noroeste do Maranhão.

O fóssil foi encontrado por um pescador da localidade e indicações prévias mostram que trata-se de um animal subadulto ou uma espécie de pequeno porte, medindo entre 10 a 15 metros. Em um primeiro contato, foi detectado a parte dorsal do animal, incluindo o úmero e parte da caixa torácica. 

Após a identificação, o passo seguinte é fazer uma visita in loco.Representantes da UFMA, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão irão ao local, nos próximos dias, para fazer a coleta dos materiais e posteriormente a catalogação do animal. O trabalho de escavação e coleta ficou sob a responsabilidade da UFMA e da UFRJ. Segundo o professor Manuel Medeiros, a ação será conjunta, mas todo o material encontrado ficará em solo maranhense.

Ele afirmou que a visita ao local irá detectar mais informações sobre o fóssil. “Ainda não sabemos se é um fóssil completo. As escavações devem durar cerca de 15 dias, e só depois obteremos dados mais completos”, destacou.

É a primeira vez que um fóssil é encontrado na localidade de Cajapió e, agora, o trabalho está voltado para determinar a idade do material, que provavelmente corresponde às mesmas rochas antigas existentes na região de Alcântara, que foram datada pela Petrobrás e que têm entre 95 e 99 milhões de anos.

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar