19 de maio de 2015

Governo fortalece comunicação pública e firma parceria com Rádio Universidade FM

Grande Ilha - O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Comunicação, firmou na manhã desta sexta-feira (15) parceria entre a Rádio Timbira AM e a Rádio Universidade FM com o objetivo de compartilhar conteúdo jornalístico e cultural entre as duas emissoras públicas do estado e fortalecer a comunicação pública. Esta é mais uma ação do governo Flávio Dino, que já realizou diversas ações de comunicação com o objetivo de democratizar a informação e aproximar a população de todas as atividades governamentais realizadas.

“Estamos dando mais um passo no sentido de fortalecer a comunicação pública no estado. É compromisso do governador Flávio Dino expandir o sistema público de comunicação e é o que estamos fazendo ao assinar essa parceria. Duas rádios muito importantes que levam ao conhecimento da população temas que são de interesse público de forma muito democrática, transparente, forte, informativa e com a participação efetiva da população”, afirmou o secretário de Comunicação Social, Robson Paz.

Essa parceria inédita entre as rádios públicas do Maranhão é uma via de mão dupla, da qual a população do Maranhão será a maior beneficiada. “São duas rádios públicas, cujo interesse é servir a coletividade, e agora unem esforços para justamente apresentar um trabalho ainda mais de interesse da própria sociedade. Os ouvintes é que serão beneficiados”, destacou o professor José Arnold Filho, diretor executivo da Rádio Universidade FM.

Pala parceria, as duas emissoras compartilharão conteúdos jornalísticos e culturais permanentemente. Além disso, duas produções culturais da rádio Universidade FM serão retransmitidas na Rádio Timbira: o Janela Cultural, que irá ao ar toda quinta-feira às 20h, e o Acústico Santo de Casa, que irá ao ar aos domingos das 10h às 11h. A Rádio Universidade FM por sua vez transmite às segundas-feiras, às 13h.

“Essas são duas grandes produções da Rádio Universidade que nós vamos começar a retransmitir pela Rádio Timbira e que, com isso, alcançará todo o Maranhão, porque a Universidade por ser uma FM pega, basicamente, em São Luís, então a gente vai ganhar o Maranhão e mostrar o trabalho da Rádio Universidade para todo o estado. Ao mesmo tempo, vamos oferecer a eles reportagens, matérias que estamos fazendo no jornalismo, no dia a dia”, explicou Darlan Andrade, diretor da Rádio Timbira.

Também para fortalecer a comunicação pública e aproximar a população das atividades governamentais, estreou no último dia 20 de abril, o programa ‘Conversando com o Governador’, transmitido pela Rádio Timbira AM e dezenas de emissoras em todo Estado. O programa jornalístico é semanal com duração de cinco minutos. Dinâmico e interativo, o programa tem perguntas enviadas pelos ouvintes via redes sociais, telefone e são gravadas com o governador Flávio Dino. O programa vai ao ar todas as segundas-feiras a partir das 7h.

Para o secretário de Comunicação Social, Robson Paz, o programa é uma extensão do modo de governar imprimido pelo governo Flávio Dino, priorizando o diálogo e a transparência. “É um princípio do governo Flávio Dino se comunicar permanentemente com a população e prestar contas de suas ações. O Programa Conversando com o Governador, assim como o Jornal do Governo do Maranhão e o Blog dos Leões são instrumentos importantes que se somam a outras tantas ferramentas de comunicação para que a população acompanhe as realizações e interaja com governo do Estado fazendo seus questionamentos e dando sugestões, sendo, portanto, partícipe da gestão”, explicou o secretário.

Parceria com a EBC

Em sintonia com a série de mudanças na comunicação governamental, o governo do Estado, por meio da Rádio Timbira firmou no último dia 29 de abril, uma parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A parceria resulta de diálogo estabelecido entre a Secretaria de Estado da Comunicação Social e a EBC, e entre os pontos estabelecidos, estão as trocas técnicas e de conteúdos entre a Rede de Rádios da EBC e a Timbira.

O presidente da EBC nacional, Nelson Breve, destacou que a parceria irá semear bons frutos do conhecimento, visto que o governador Flávio Dino deu uma atenção especial à lei que criou a EBC e estabeleceu os princípios da comunicação pública federal. “O governador Flávio Dino conhece bem a importância da disseminação correta, qualificada e equilibrada da informação pública, um bem que é um direito de todos. Tenho certeza de que esta parceria proporcionará além da veiculação de notícias, o entretenimento que dialogue com a rica cultura local”, afirmou Nelson.

O diretor-geral da Rádio Timbira, Darlan Andrade, falou dos esforços para aproximar a Rádio Timbira da população maranhense. “Desde que assumimos a gestão da rádio, em 1° de janeiro, estamos realizando, orientados pelo governador Flávio Dino e pelo secretário Robson Paz, uma série de mudanças para aproximar ainda mais a rádio da população, tornando este o meio de comunicação do povo maranhense”, disse.

Darlan informou ainda, que a emissora já iniciou a troca de conteúdo com a transmissão do programa ‘Natureza Viva’, todos os domingos, às 8h, com muita informação e debates sobre sustentabilidade, como dicas de preservação do meio ambiente. “A parceria com a EBC é uma via de mão dupla, pois também enviamos matérias locais que circulam diariamente em rede nacional. Pretendemos aumentar ainda mais o fluxo de programas, respeitando os diferentes públicos, pois o governador quer que os ouvintes tenham todos os esclarecimentos sobre gestão pública”, finalizou Darlan.

Próximos passos

Além das mudanças da programação, outras estão sendo realizadas no quadro técnico e operacional para reestruturar a Rádio Timbira. Neste momento, a rádio passa por substituição do sistema de radiação para melhorar e ampliar o sinal da emissora.

BNC Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar