8 de maio de 2015

Governo participa da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paço do Lumiar


Grande Ilha - Representando o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF),o secretário Adelmo Soares participou da solenidade de abertura da III Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Paço do Lumiar, na manhã desta terça-feira (5), no auditório da Faculdade IESF.

O tema deste ano é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar” e tem como objetivo discutir direitos e fortalecer as políticas públicas para garantir a soberania alimentar no município e o acesso a uma alimentação saudável.

“A agricultura familiar é que coloca a comida na mesa dos brasileiros, com alimentos saudáveis, sem defensivos agrícolas”, disse o secretário Adelmo Soares, falando da importância da agricultura familiar para promoção de uma alimentação sadia.

Na ocasião, Adelmo garantiu ao prefeito Josemar Sobreiro que a política do governo Flávio Dino é no sentido de fortalecer a agricultura familiar, auxiliando no incremento e apoio à produção, de modo a melhorar a vida dos agricultores do estado.

“Com a ajuda do governo do Estado, que é sensível à agricultura familiar, vamos fazer o campo se desenvolver e o povo não vai precisar mais sair da zona rural para ter uma vida melhor”, ressaltou o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro.

O encontro reuniu produtores, quebradeiras de coco, povos de matriz africana, entidades consumidoras do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e representantes do poder público municipal e estadual e conselhos municipais.

Palestra

Para debater o tema “Comida de verdade no campo e na cidade”, o coordenador de Projetos da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Osvaldo Albuquerque, e a nutricionista, Aline Reis, fizeram uma apresentação sobre os alimentos produzidos no Maranhão.
Segundo Albuquerque, o arroz é o produto mais produzido no estado, seguido pelo feijão, carne suína, milho, entre outros.

A nutricionista Aline Reis em sua apresentação destacou quais são os dez passos para uma alimentação saudável e destacou que uma delas é adquirir alimentos frescos nas feiras produzidos por agricultores locais.

“Cada vez mais nos alimentamos com produtos processados, devido à praticidade. Comida de verdade é aquela advinda de alimentos regionais e seguros”, disse.

BNC Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar