1 de maio de 2015

Prefeitura convoca população para aplicação da segunda dose contra o HPV

Grande Ilha - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reforça que desde setembro do ano passado está à disposição na rede pública da capital maranhense a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), correspondente à segunda dose, cujo público alvo são meninas de 9 a 11 anos de idade. Até o momento, de acordo com dados do setor de imunização, apenas 2.250 jovens foram imunizadas desde o início da campanha.

A Semus informa ainda que, do total de meninas vacinadas nesta segunda etapa, 909 possuem nove anos de idade; outras 750 possuíam à época da vacinação 10 anos de idade e outras 591 crianças imunizadas nesta fase estão na faixa etária dos 11 anos de idade. Para facilitar o acesso da população às doses, a Semus distribuiu a vacina em todos os 66 postos que formam a rede municipal. Além disto, em todas as unidades, profissionais de saúde estão à disposição para aplicação das doses e esclarecimentos.

A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, reforça a importância da vacinação. "Por determinação do prefeito Edivaldo, temos feito um grande esforço para garantir que as meninas tenham acesso a este serviço, de suma importância para a saúde delas. No entanto, é preciso que os pais destas adolescentes ou responsáveis nos ajudem", destacou.

Na primeira etapa de aplicação das doses contra o HPV (de março a agosto do ano passado), a Semus atingiu a cobertura de 90%, índice acima do estipulado pelo MS, que foi de aproximadamente 87,3%. Na ocasião, foram imunizadas cerca de 22.875 adolescentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de colo de útero é a quarta enfermidade que mais mata em todo o planeta.

BNC Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar