10 de junho de 2015

Milhares de motoristas maranhenses já receberam alerta de vencimento da CNH

Motoristas maranhenses agora recebem alerta em casa sobre vencimento da CNH.

Por Márcia Carvalho

Grande Ilha - Mais de quatro mil condutores do Maranhão receberam em casa este mês carta-alerta sobre o fim da validade de suas carteiras de habilitação. O novo serviço, desenvolvido em parceria pelo Detran-MA e Correios, foi iniciado há uma semana e tem como objetivo ajudar os motoristas a não perderem o prazo de renovação do documento.

As primeiras correspondências começaram a ser entregues pelos Correios na residência dos usuários na segunda-feira (01). De acordo com o Detran-MA, mais de 16 mil motoristas maranhenses com CNH e PD (permissão para dirigir) a vencer entre 20 de junho e 31 de julho serão alertados só nesta primeira etapa do serviço. Até dezembro deste ano mais de 53,5 mil motoristas no estado precisarão renovar a CNH.

As cartas-alertas são impressas pelos Correios, após o Detran-MA encaminhar as informações dos usuários para a instituição. Em seguida, as correspondências são encaminhadas para os 08 Centros de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios, responsáveis por entregá-las aos condutores residentes na região metropolitana de São Luís. Nas cidades do interior do estado as cartas-alertas também são entregues pelos Correios.

O aposentado George Smith Júnior recebeu na manhã desta segunda-feira (08) a carta alerta destinada ao seu filho, e elogiou a iniciativa do Detran maranhense. “É um serviço muito importante, uma excelente ideia. O Detran está realizando um ótimo trabalho ao se preocupar em lembrar os motoristas do vencimento da carteira”, ressaltou.

A própria assessora de Comunicação dos Correios, Fernanda Coelho, já foi vítima do esquecimento de renovar a CNH. “Só descobri que minha carteira de motorista havia vencido quando a atendente do aeroporto disse que eu não poderia usá-la como documento no embarque, pois CNH vencida não tem validade nenhuma”.

“Esse novo serviço do Detran-MA de alerta do vencimento da CNH demonstra o compromisso do governo Flávio Dino em aprimorar os serviços públicos oferecidos à população, tornando-os melhores e mais eficientes”, destacou o diretor-geral do órgão, Antônio Nunes. “A carta alerta é um serviço simples e eficaz que pode evitar muitos transtornos aos condutores”.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o motorista só pode utilizar a CNH até 30 dias após o fim da validade. Dirigir com Permissão para Dirigir (PD) ou carteira vencida é considerada infração gravíssima, gerando sete pontos na habilitação e multa de R$ 191,54.

Foto/Márcia Carvalho
BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar