8 de junho de 2015

Prefeitura e Conselho Municipal de Cultura realizam VII Fórum de Cultura na terça (9)

Grande Ilha - Com o objetivo de promover o diálogo aberto com os segmentos culturais para a preparação da V Conferência Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) realizam, na próxima terça-feira (9), das 8h às 17h, no Hotel Abbeville, o VII Fórum Municipal de Cultura. O evento é aberto para a comunidade em geral.

Durante o encontro, pela manhã, serão apresentadas as ações do Conselho realizadas em 2014 e 2015, com destaque para a implantação do Sistema Municipal de Cultura, o processo de aprovação do Plano Municipal de Cultura e para as leis de incentivo à cultura, bem como um relatório independente sobre a realização do carnaval de São Luís deste ano.

No período da tarde, acontecerá a assembleia eleitoral para a escolha dos delegados do município de São Luís que participarão do Fórum Estadual de Cultura. "O Fórum é o espaço de articulação e discussão referente às políticas públicas de cultura legítimo da sociedade civil. Por isso, é importante a participação da comunidade em geral no evento", afirmou Elizandra Rocha, vice-presidente do Conselho.

"É a partir destas reuniões e fóruns que o conselho, enquanto representação dos segmentos culturais e da comunidade em geral, pode esclarecer sobre os instrumentos legais na melhoria das políticas públicas para o setor da cultura no Município. O momento, além de prestação de contas das atividades do conselho, será também de organização para a Conferência Municipal de Cultura que deverá acontecer no segundo semestre", explicou Cláudia Matos, presidente do Comcult.

SOBRE O CONSELHO
O Conselho Municipal de Cultura foi eleito em 2013, com representantes da sociedade civil e do poder público. Em 2014, as ações do conselho ficaram concentradas na discussão e estruturação das leis de criação do Sistema Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura, na reformulação das leis de incentivo à cultura (lei de financiamento e lei do fundo), acompanhamento do edital do São João 2014 e do projeto da Feira do Livro de São Luís.

Com ação propositiva, opinativa, fiscalizadora e consultiva das ações pertinentes à às políticas culturais do Município, este ano o Conselho promoverá um diálogo mais constante com o segmento cultural, com o intuito de melhor divulgar e informar as melhorias alcançadas dentro do setor da cultura.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar