10 de julho de 2011

Aloysio: MP e TCU devem investigar licitação da Petrobras

O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Segundo o senador, os dois órgãos devem acompanhar a diretoria da estatal com uma "lente de aumento". "A licitação em si precisa ser investigada, assim como casos anteriores", defendeu.
De acordo com a reportagem, documentos e imagens revelam que a Petrobras e uma empresa do senador e tesoureiro do PMDB, Eunício Oliveira (CE), teriam fraudado este ano uma licitação de R$ 300 milhões na Bacia de Campos, região de exploração do pré-sal no Rio de Janeiro. 
Sobre o envolvimento de Eunício, Aloysio lembrou que o senador alegou não dirigir a empresa nem participar das suas decisões, o que juridicamente é válido, mas ressaltou que a citação no caso, do ponto de vista político, é uma questão delicada e cabe uma explicação por parte do peemedebista.
A Manchester Serviços Ltda., da qual Eunício é dono, teria obtido com antecedência, de dentro da Petrobras, a relação de concorrentes na disputa por um contrato na área de consultoria e gestão empresarial. De posse dessas informações, teria procurado empresas para fazer acordo e ganhar o contrato.
BNC Brasília

2 comentários:

  1. Sou funcionário duma Refinaria da Petrobrás há cinco anos... Não sou petista.

    Fui antes, por mais de 18 anos, funcionário (ou "colaborador") de empresas privadas (nacionais e estrangeiras), do Pólo Petroquímico de Camaçari. Vi, que não há tantas diferenças quando se falam em, desvios ou desmandos... Há falcatruas, públicas e privadas; ou melhor: Só há um tipo de falcatrua: que é a de lesar quem trabalha, quem produz as riquezas do país, sejam elas oriundas do setor público ou privado, ou seja, em última instância: O Trabalhador: uma parcela significativa do nosso Povo! Quem por conseqüência direta ou indireta, sofre, padece (a gerações) por falta de escola, saúde, casa, comida e lazer. É este, o grande lesado nesta história toda. Lembremos também que boa parte dos financiamentos e/ou vantagens (uma 'ajudazinha'... para segurar o risco do negócio) que o “pobre e sofrido” setor privado requer – e sempre obteve, das mais variadas formas - é DADO pelo Estado, pela União, através de várias instituições de fomento, com dinheiro público. Aí o circuito se fecha... e, agora é oficial com as tais ignominiosas, PPP´s. Então, creio que não é a PRIVATIZAÇÃO - como muitos (alguns oportunistas de plantão) pedem aqui - que vai resolver isso! Quem defende esta tese, além de ser um néscio neoliberal; é contra o Brasil! Não lembra que nos Estados Unidos, paraíso do Capitalismo Liberal - onde não existem estatais - há poucos anos (e quase todo ano) estoura-se grandes fraudes e/ou falcatruas em mega-empresas privadas!... de patrimônio muito superior à da "nossa" Petrobras!! Entretanto, vejo que independente das falcatruas existentes... há claramente um complô latente, contra a Petrobrás. O que, ao meu ver, não justifica. Então, a solução não é privatizar. A solução é FUZILAR!! Como se faz na China... ou em qualquer outro país sério... Na verdade, Privatizar ou Fuzilar, não vai resolver o problema da corrupção do nosso país; mas, é preciso fazer algo, principalmente quando “a coisa” em questão é a parte do “dinheiro público”... E, que a rigor, a Petrobrás, há muito tempo deixou de ser 100% estatal ou do "Povo Brasileiro", pela inexorável força da globalização neoliberal... E, vem a servir talvez, muito mais aos acionistas (nacionais e estrangeiros) e à bolsa de valores de NY! Então, como eu ia dizendo... Mesmo, sabendo não ser esta "A Solução"; deve ficar claro, para os gestores ou parceiros privados, do dinheiro público, que: se roubar morre! É só isso.

    Cláudio Vigas.

    ResponderExcluir
  2. acredito que a corrupçãp é um mau que alastra toda sociedade, mais é necessario o combate, um dia chegaremos lá.

    ResponderExcluir

quero comentar