A presidente da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias, deputada Eliziane Gama (PPS) deu entrada nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, em um requerimento solicitando uma audiência pública sobre Política Estadual de Atendimento às Pessoas que vivem e convivem com DST/AIDS. A previsão é que o evento aconteça no próximo dia 21 de setembro.
Nesta terça-feira, dia 30 de agosto, a parlamentar denunciou na tribuna a precariedade no atendimento a pessoas portadoras de HIV/AIDS e também a demora na realização de exames para estes pacientes no Maranhão. A denuncia chegou ao conhecimento da parlamentar por meio do Fórum Maranhense de Luta contra a AIDs no início da manhã desta terça-feira.
Segundo a parlamentar, a denuncia é que uma das deficiências no atendimento está relacionada a realização de exames, pois tanto no laboratório do município de São Luís, quanto no laboratório do Estado esta havendo demora para a realização e entrega de resultados de exames, o que implica no tratamento e no risco de morte destes pacientes.
Ela também destacou a necessidade da implementação de ações imediatas para assegurar os direitos destas pessoas. “Precisamos da efetividade do plano já foi elaborado de inclusão social para pessoas com HIV/AIDS e também dos planos estaduais de enfrentamento da doença e acima de tudo a Rede Diagnósticos do Maranhão para a realização de exames como o CD4 e a genotipagem , vitais para os portadores do vírus HIV/AIDS”, disse.
BNC Parlamento Estadual