21 de fevereiro de 2014

Prefeitura e instituições discutem o projeto Cultura de Paz nas escolas

Paçop do Lumiar - A Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar realizou na quarta-feira, 19, a quinta reunião técnica do Projeto “CULTURA DE PAZ: escola e família por um PAÇO mais seguro”. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo Gestor da Semed e tem como meta, reduzir o índice de violência nas escolas com a participação e colaboração de parceiros como o Ministério Público, através da Promotoria da Educação, o Ronda Escolar e PROERD da Polícia Militar do Estado do Maranhão, Conselho Tutelar, CAPS, Secretaria Municipal da Mulher, PLAN Brasil, CMCDA, Conselho Municipal e Estadual de Educação, Núcleo de Justiça Juvenil Restaurativa, gestores escolares, professores, pais e responsáveis, alunos, entre outros.
A secretária de Educação de Paço do Lumiar, Ana Paula Pires, afirmou que a intenção do grupo de trabalho é discutir de forma coletiva o entendimento da cultura de Paz e propor ações concretas para mudanças da realidade educacional. “A violência é um produto da sociedade e a gestão municipal está empenhada em realizar com o apoio dos parceiros institucionais, intervenções concretas em nosso município”, assinalou.
O promotor da Educação, Paulo Avelar, destacou que a violência está presente em todos os seguimentos da educação, e segundo ele, as providências a serem tomadas pelo poder público devem de fato incluir a família como partícipe da vida escolar do filho. “Paço do Lumiar está fazendo a diferença com esse grandioso projeto de combate à violência, e o Ministério Público será um importante e atuante parceiro para o seu sucesso pleno”, destacou.
O presidente do Conselho Municipal de Educação de São Luís e integrante do Conselho Estadual de Educação, professor Roberto Mauro Gurgel, definiu a escola como um ambiente de aprendizado e aprimoramento de saberes, onde não se pode deixar a violência se instalar.
Cultura de Paz – O projeto pioneiro no município será desenvolvido primeiramente em 12 (doze) escolas da rede, divididos em momentos de sensibilização dos alunos, pais e responsáveis contra a violência e o uso de drogas, bullying, ameaças, depredação do patrimônio público, desrespeito ao funcionário público, por exemplo, com intervenções do CAPS, Ronda Escolar, Proerd, Conselho Tutelar e demais.
 
BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar