13 de março de 2014

Câmara Municipal discute políticas públicas para mulheres


São Luis - Na manhã desta quarta-feira, 12 de março, foi debatido na Câmara dos Vereadores de São Luís  o Painel: “O Papel do Parlamento na Construção de uma Política para Mulheres”, de autoria do vereador Ricardo Diniz (PHS).

A proposta do painel surgiu com o intuito de homenagear a mulher e promover uma discussão acerca dos possíveis avanços no padrão de vida das mulheres de São Luís, colocando-as na pauta das discussões políticas.

O painel foi presidida pela Vereadora Rose Sales, em homenagem às mulheres, juntamente com vereadores José Joaquim, Ricardo Diniz e das representantes da Instituições convidadas, entre elas: Secretaria de Estado da Mulher, Conselho Municipal da Condição Feminina e representante da Prefeitura de São Luís.

Após a formação da mesa, o autor da proposta, o vereador Ricardo Diniz, fez a abertura do Painel com um discurso destacando a importância de momentos como esses, em que a mulher tem espaço para ser ouvida no contexto do Brasil, que mesmo com os avanços continua sendo de desigualdades entre homens e mulher. “Ao mesmo tempo em que o governo estabelece novas metas de superação da pobreza e das persistentes desigualdades de gênero, raça e etnia, as mulheres continuam a carregar os fardos da pobreza, da desigualdade e da violência,” finalizou enfatizando a importância do Painel.

Já a Secretária Adjunta de Estado da Mulher, Crisalis Fonseca, destacou o sofrimento das mulheres, principalmente no que diz respeito a violência doméstica e abuso sexual, lembrando que o Maranhão está em 4º lugar em denúncia pelo disque 180. “O papel do parlamento na construção de políticas públicas para mulheres nunca foi tão importante quando hoje”, falou Crisalis.

A presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina, Laurinda Maria Carvalho, representante da Prefeitura de São Luís, e trouxe contribuições relevantes na discussão sobre políticas públicas para mulheres. “O governo precisa trabalhar com aportes na construção de melhorias das políticas públicas, visando a qualidade de vida da mulher”, ressaltou ela.

Lourdes de Maria Nunes, Vice-presidente do Conselho Municipal  da Condição Feminina, enfatizou a importância de debater as políticas públicas em conjunto, pois se trata de questões que passam do cidadão comum, ao administrador, ao Poder Legislativo, Judiciário e Executivo, ressaltou também que a mídia desempenha papel fundamental no desenvolvimento de políticas para mulheres em defesa a igualdade de gêneros.

Dos municípios do Maranhão, São Luís foi o 1º a aderir ao Plano de Política Pública para mulheres, assinado em 2005. Questões históricas de desigualdade entre gêneros foram discutidas, causando reflexão sobre as conquistas e avanços obtidos ao longo dos anos, regado com muita luta para que a mulher tivesse voz.

Ao final do Painel, Ricardo Diniz reforçou seu compromisso no combate às desigualdades, enfatizando que “é necessário propor ações que beneficiem a sociedade a longo prazo”. Em seguida parabenizou todas as mulheres presentes e distribuiu rosas.

BNC Parlamento Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar