20 de março de 2014

Carlinhos Amorim faz apelo em favor de famílias retiradas de área indígena

São Luis - O deputado Carlinhos Amorim (PDT) ocupou a tribuna, para manifestar sua preocupação com as famílias que estão sendo retiradas da área indígena Awá Guajá, em municípios do interior do Estado.

Ele informou que soube da notícia do ajuizamento de um pedido de liminar pela Associação dos Produtores Rurais de São João do Caru, junto à Justiça Federal, para que os moradores que estão sendo retirados da área possam pelo menos ter acesso a seus pertences.

“Faço um apelo em favor de mais de duas mil famílias, na região do Alto Turi, na área considerada como de reserva indígena, onde órgãos do Governo Federal já estão ali já há vários dias, retirando essas pessoas, queimando as suas propriedades, as suas casas, eles, através de um advogado constituído pela Associação, estão pleiteando um direito de ter acesso aos seus pertences”, explicou o deputado.

Ele frisou que as pessoas que já foram retiradas de lá, deixaram seus pertences e estão sendo impedidas pelo Exército brasileiro, por agentes da Funai e por agentes da Polícia Federal, para que possam ali retornar e levar consigo seus pertences.

Carlinhos Amorim acrescentou que há ainda uma reclamação destas famílias, quanto ao não cumprimento de um acordo celebrado após mais de três audiências, que é a garantia do Incra de que estas famílias iriam ser levadas para outras propriedades, para continuarem o seu trabalho na agricultura.

“Estas áreas não foram providenciadas, e hoje estas famílias estão largadas pelas ruas de Zé Doca, de São João do Caru e de outros municípios ali perto, sem que ocorra nenhuma providência ou manifestação do Incra do Maranhão. 

Portanto é uma situação de calamidade, entendo que de desrespeito a essas milhares de pessoas que foram despejadas, tiradas de suas propriedades, que lá labutavam, há mais de 20 anos, pessoas que estão, há décadas ali, mas que, no entanto, por uma decisão da Justiça, atendendo a um pedido da Funai, foram retiradas e não lhes foi assegurada um novo local para residir e trabalhar”, declarou o deputado, ao encerrar seu discurso na tribuna.

BNC Parlamento Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar