21 de março de 2014

Cláudio Trinchão recebe da AL título de Cidadão Maranhense

São Luis - A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, representada pelos deputados da casa, concedeu na manhã desta quinta-feira, ao secretário de Estado da Fazenda, Claúdio Trinchão, o título de Cidadão Maranhense. O certificado foi entregue pelo deputado Afonso Manoel, responsável pela indicação da comenda ao responsável pela pasta da Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão (Sefaz). O Título de Cidadão Maranhense é cedido a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao Estado.

O título é uma forma expressiva de demonstrar o reconhecimento ao secretário Trinchão, que vem realizando com desenvoltura uma série de trabalhos como servidor do Estado. Há 17 anos na Sefaz, no cargo de Auditor Fiscal da Receita da Fazenda, obtido por meio de concurso público, Trinchão já executou atividades em Postos Fiscais, Unidades Regionais e Fiscalização de mercadorias em trânsito.  Com um criterioso e extenso trabalho desenvolvido nas áreas em que atuou, o resultado foi positivo, lhe rendendo o convite para assumir à frente a pasta da Sefaz. Como secretário, ao longo de quase 5 anos (maio de 2009 a março de 2014), Trinchão pautou sua atuação em diversas frentes de trabalho, trazendo benefícios, investimentos, e incentivo  ao  contribuinte do Maranhão.

Irradiante com o título, o secretário discursou sobre a responsabilidade em adotar mais um estado, e estendeu o discurso, falando da continuidade aos projetos que vem sendo realizado e dos compromissos com o povo maranhense. “Agradeço a todos que concederam o prazer de me tornar um cidadão maranhense e direito. Se hoje estou recebendo este título, foi devido à colaboração de cada um de vocês. Tive uma trajetória de lutas e de muitas conquistas, dentre elas, a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento tecnológico, de infraestrutura e dos nossos profissionais. Hoje nós temos uma das maiores taxas de investimento em Recursos Humanos do Brasil. São exatamente 210 funcionários participando de cursos de pós-graduação, trazendo mais qualificação para esse servidor. Outra conquista foi a questão salarial dos nossos funcionários, possibilitando melhorias. além da realização de um investimento significativo na infraestrutura da Fazenda,  um esboço projeta, por meio de licitação, a construção da Escola Fazendária para o Maranhão”, concluiu Trinchão.

Os representantes da Assembleia Legislativa, os deputados Afonso Manoel e Eduardo Braide, falaram da contribuição do secretário Cláudio Trinchão para o Maranhão. “O reconhecimento que o próprio homenageado fez a todo corpo da Sefaz demonstra a união da equipe para desenvolver o trabalho. È inegável o avanço do sistema Fazendário nos últimos anos no Maranhão, no que desrespeito a sua modernização e também ao resultado positivo dado ao nosso estado. Com o título, além de gostar do estado e de ter constituído família, Trinchão também passará a ter uma responsabilidade maior, já que além de fato, ele passa a ser de direito cidadão maranhense. Espero que ele aproveite toda a experiência para tornar um estado cada vez melhor e com mais qualidade de vida para o povo”, disse Eduardo Bride.

Cenário Nacional
A atuação do secretário ultrapassou os limítrofe do estado, estendo o trabalho ao cenário nacional. Em 2012 e 2013, Trinchão foi coordenador dos secretários de Fazenda no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), tratando exaustivamente, especialmente em audiência públicas no Congresso Nacional, de temas de interesse dos estados, entre eles, Benefícios fiscais; Unificação das alíquotas do ICMS; Renegociação das dívidas dos Estados; Criação dos Fundos de Desenvolvimento Regional e o de Equalização de Receitas para compensar perdas; Ressarcimento das perdas provocadas pela Lei Kandir; Repartição dos royalties;Recomposição da perda dos estados em decorrência da desoneração do IPI, com impacto no Fundo de Participação dos Estados (FPE); Novos critérios para partilha do FPE, entre outros.

Além disso, atuou em diversos Comitês estaduais, com destaque para a sua participação no Comitê Gestor e a Comissão de Seleção e Avaliação de Projetos Produtivos para implementação do apoio complementar do Fundo Maranhense de Combate a Pobreza (FUMACOP) e do Fundo Social/BNDES, responsável pela definição de diretrizes e a análise técnica, jurídica e aprovação dos projetos de combate à pobreza.

Cláudio Trinchão é natural de Salvador (BA), mas mora no Maranhão desde 1998, quando assumiu o cargo de Auditor Fiscal da Receita Estadual, por meio do concurso público de 1997. Formado em Engenharia Civil e Direito e  pós graduação em Gestão Pública, Administração Tributária, Direito Tributário, Contabilidade Prática Avançada, Sistemas e Técnicas Avançadas em Internet e Intranet, além do mestrado em Ciência Jurídica e o Mestrado Internacional em Fazenda Pública e Administração Financeira.
 
BNC  Parlamento Rstadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar