21 de março de 2014

Vértice de oportunidades





Natalino Salgado Filho

                        Na última segunda-feira, dia 10, tive a alegria de me confraternizar com os novos funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que passarão a atuar no complexo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA). Àquela ocasião, reunidos no auditório da Reitoria da UFMA, mais de duzentas pessoas comemoraram o fato de terem chegado ao fim de uma longa jornada iniciada ainda no ano passado, assim que tomaram a decisão de se inscrever num dos certames mais concorridos do Estado e, quiçá, do Brasil, quando foram ofertadas 1.877 vagas distribuídas em três editais. Agora, uma promissora carreira os aguarda no serviço público.

                        A despeito do mérito individual de cada um e de cada uma – que com seus esforços e dedicação alcançaram esse resultado –, posso dizer que essa vitória é plural: ganhamos todos nós, que fazemos parte da melhor e maior universidade do Maranhão, à qual está subordinado academicamente o HUUFMA.

                        Lembro que a Universidade Federal do Maranhão foi uma das primeiras a aderir à EBSERH, em janeiro de 2013, juntamente com os hospitais da UNB e do Triângulo Mineiro, quando também foi adotado um plano de reestruturação do hospital. À época, houve oposição de toda a sorte com a invenção de lendas urbanas de que se tratava de uma “privatização”, de “desvalorização de funcionários” e ainda houve boatos de que o Hospital Universitário passaria “a cobrar pelo atendimento”, etc. Resistimos e fomos adiante, porque sabíamos da importância desse vultoso empreendimento. O tempo, que é senhor da razão, se encarregou de mostrar a verdade. Hoje, passado mais de um ano, não só está encerrada essa etapa do concurso com a nomeação da primeira leva de aprovados, mas também está em curso uma grande revolução na estrutura do HUUFMA. Para os opositores, trago à baila o pensamento da poetisa Helena Kolody: “Deus dá a todos uma estrela: uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la”.

                        Atualmente, dos 46 hospitais universitários, 34 aderiram à EBSERH e destes 23 já assinaram contratos. Vinte e um concursos estão em fases diversas, sendo que cinco já foram homologados e 14 estão em andamento. Até o final do ano passado, foram autorizadas mais de 23 mil vagas pelo Departamento de Estatais do Ministério de Planejamento, num total de 69,6% de acréscimo de mão de obra para os hospitais que já aderiram à EBSERH. Isso representa a ampliação de 1624 leitos em toda a rede hospitalar federal de ensino.

                        Em todas as entrevistas e palestras que concedi, repeti sempre: a EBSERH é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, criada em 2011, com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua implantação, a empresa coordena o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), instituído em 2010. A EBSERH é controlada 100% pela União, destinada a atuar na área dos hospitais públicos, oferecendo atendimento gratuito à população, com absoluto respeito pela autonomia universitária, tal como está disposto na Constituição Federal.

                        Frisei a questão dos concursos pelo fato de que os hospitais universitários vinham sofrendo há muito tempo com a precarização da mão de obra, e muitas instituições recorriam às fundações de apoio para poder suprir a necessidade de funcionários. Com a EBSERH, teremos servidores públicos regidos pela CLT, previamente aprovados em concurso. Quanto à parcela dos funcionários – que não lograram êxito no concurso e que atuam no hospital, contratados pela Fundação Josué Montello –, ela será substituída gradualmente num processo democrático e transparente que deve durar cerca de dois anos, respeitados todos os direitos trabalhistas.

                        O HUUFMA é, nas palavras da Doutora Jeanne Michel, Diretora de Gestão de Pessoas da EBSERH/MEC, “uma pérola”. Ficamos muito felizes ao ouvirmos essa declaração. O HUUFMA é e continuará sendo um hospital público de excelente qualidade, 100% SUS, propulsor e mediador do ensino e de pesquisa para a formação de diversos profissionais da área de saúde. Temos um legado a zelar e um nome que alcançou prestígio em território nacional.
                        O atual processo de incorporação de profissionais no HUUFMA trará um contingente de técnicos altamente capacitados, fato que prepara um hospital para uma nova etapa de seus, até aqui, relevantes serviços à sociedade. Falamos da implementação de aspectos fundamentais na pesquisa, na própria ampliação de técnicos, o que permitirá a operação de mais leitos e, por conseguinte, aumentará o número de atendimentos.
                        Com o novo grupo de funcionários, espera-se que ocorra o que os administradores bem sabem: o acréscimo das vantagens da aquisição da mão de obra externa, ampliação do patrimônio intelectual e do conhecimento, priorização das visões renovadas, das experiências de outras realidades, que, somados aos profissionais da casa, acrescentarão o vigor para a melhoria dos serviços já prestados e a inovação, que, acredita-se, dará impulso à pesquisa, que define tão bem um hospital-escola.
                        Aos profissionais que chegam, desejamos uma carreira rica e produtiva. Sejam bem-vindos, realizem seu melhor, façam história, o Maranhão, assim como todo o Brasil, agradece.    



[*] Doutor em Nefrologia, reitor da UFMA, membro do IHGM, da AMM, AMC e AML.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar