24 de março de 2014

Prefeitura realiza dia de beleza com produtoras rurais


Paço do Lumair - Mulheres agricultoras de Paço do Lumiar, participantes do programa Feiras Livres do Pequeno Produtor tiveram um dia especial, nesta sexta-feira, 21, quando foram surpreendidas no local de trabalho, com uma série de serviços, como:  cuidados estéticos e de saúde. A Ação proporcionada pelas secretarias de Agricultura Pesca e Abastecimento (SEMAPA) e Extraordinária da Mulher (SEMUP) integra o calendário municipal em comemoração ao mês da Mulher.

Aproximadamente 50 produtoras rurais foram atendidas no evento, realizado na feirinha livre do conjunto Maiobão, onde receberam orientações de uma assistente social sobre a Lei Maria da Penha e autoestima feminina, se exercitaram na aula de ginástica funcional, ministrada por uma educadora física e fisioterapeuta, e ainda passaram pelos serviços de manicure e pedicure, penteados e maquiagem.

As mulheres representam 80% dos produtores agrícolas da região, sendo responsáveis pelo processo que compreende da plantação, escoamento e venda do produto. Segundo a secretária de Agricultura, Rosany Aranha, a maioria delas são chefes de família, e o árduo trabalho diário, interfere na falta de tempo para cuidados com a beleza, por exemplo. “Pensamos em proporcionar às agricultoras, um dia de trabalho diferente, onde elas deixassem as bancas com os filhos e maridos, e aproveitassem o horário da feira para cuidarem se si. E, para que isso acontecesse, contamos com o apoio da secretaria da Mulher, que já vem realizando uma programação voltada para o gênero neste mês”, disse a secretária.

A agricultora, Maria Moura, de 56 anos, ficou surpresa quando chegou à feirinha livre. Ela, que trabalha no ramo desde a juventude, confessou nunca ter participado de algo parecido. "Não tenho tempo para cuidados estéticos, às vezes sou cobrada pelos filhos e marido. Hoje eles vão se surpreender, vou chegar em casa diferente, com unhas e sobrancelhas feitas; estou me sentindo mais mulher", afirmou dona Maria.

Para a secretária da Mulher, Carla Sousa, a mulher atual, em especial as que vivem no campo, não devem se contentar apenas em plantar o que alimenta o corpo, elas ainda enfrentam uma batalha diária contra o preconceito, o machismo. “Com esta secretaria, buscamos desenvolver políticas afirmativas para o gênero em todas as esferas, objetivando a melhoria da qualidade de vida e regatar a autoestima das mesmas”, concluiu Carla. 
 
BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar