7 de abril de 2014

Ensaios para a Via Sacra do Anjo da Guarda estão acelerados

São Luis - Os ensaios da Via Sacra, no bairro do Anjo da Guarda, em São Luís, estão acelerados. É a 33ª edição do maior espetáculo teatral ao ar livre no Maranhão, que este ano será encenada pelas ruas do bairro nos dias 18 e 19, a partir das 18h.

Por lá, ator não interpreta apenas. Tem também que saltar, fazer acrobacias. Isso porque uma das cenas que vai fazer parte do espetáculo e foi inspirada no circo. Os atores vão se apresentar num dos palcos do evento.

Há 10 anos, Anderson Carlos entrou para o grupo Grita, que há 33 anos transforma as ruas da comunidade num teatro para encenar a Paixão de Cristo na Semana Santa. Ele encontrou no espetáculo a chance de se tornar ator. "A Via Sacra tem uma trajetória grande de formação de atores. Hoje, temos atores que já fazem apresentações para fora do estado, fazem cursos", disse.

Já Israel Bianc não quer seguir carreira, mas quer dividir o que aprendeu no teatro com os que chegam. "Quero repassar o que aprendi para novas pessoas que estão vindo, para mais na frente eu poder falar que foi meu aluno, que tive o privilégio de ensinar ele".

É um espetáculo feito por gente que, uma vez por ano, vive personagens marcantes de uma história inesquecível para os cristãos. O personagem de Eraldo é o chefe da guarda romana. E o ator tem que saber controlar a emoção numa das cenas mais fortes: a condenação de Cristo por Pilatos.

Uma das cenas mais importantes é a última ceia. É na cena que Jesus revela o traidor.

Mas, interpretar Judas no espetáculo exige cuidados. "Onde eu passo pessoas falam: 'olha o Judas, traidor.' Inclusive, ano passado, eu levei uma pedrada na testa e eu parei no hospital. Acho que a cena estava real, né?", brinca o ator.

São 1.200 pessoas, entre atores, figurantes, produtores e técnicos. Durante a Via Sacra, a plateia e os atores seguem lado a lado para os quatro palcos onde se passam as cenas. A história é a mesma, mas sempre há surpresas. "A gente tem uma cena nova. Queremos trazer dessa vez a cena de Herodes, que é uma novidade em todo o espetáculo. Ao longo desses 33 anos a gente nunca trouxe essa cena. Estamos apostando muito nessa cena", disse o diretor Berg Martins.

Fonte: G1
BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar