30 de abril de 2014

Prefeitura debate soluções para extrema pobreza

São Luis - A Prefeitura de São Luís participou esta semana da Oficina Regional de Inclusão Produtiva Urbana do Nordeste, realizada em Fortaleza, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), através do programa Brasil Sem Miséria. Os representantes de São Luís apresentaram as ações desenvolvidas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e conheceram experiências de outros programas que estão sendo desenvolvidos no país para erradicação da extrema pobreza.

“Além de dar visibilidade às nossas boas práticas, foi uma oportunidade para conhecermos as experiências exitosas de outros municípios e, assim, potencializar nossas ações”, declarou a adjunta da Secretaria da Criança e Assistência Social, Nazareth Garcez. Ela destacou que São Luís é a terceira capital brasileira com maior número de inscrições no Pronatec e que o programa tem apresentado bons resultados.

O trabalho de parcerias com o governo federal para a melhoria da qualidade de vida da população ludovicense segue a orientação do prefeito Edivaldo Jr. Em São Luís, além das demais ações do Pronatec, como cursos de informática e profissionalizantes, a Semcas também desenvolve o Mulheres Mil. O objetivo deste segmento do Pronatec é promover a inclusão social e econômica de mulheres que vivem diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social por meio de cursos de capacitação.

Entre os cursos disponibilizados estão cabeleireira, costureira e manicure/pedicure. Também são ministradas disciplinas com temas como autoestima, protagonismo feminino, violência doméstica contra a mulher, convivência familiar e sustentabilidade. Atualmente, o projeto atende os bairros da Cidade Operária, Cidade Olímpica e Janaína, com referência pelos CRAS e CREAS desses territórios.

Os representantes do município participaram dos debates e demais discussões oferecidas ao longo da programação da Oficina Regional de Inclusão Produtiva Urbana do Nordeste. Incluindo o balanço regional das ações do Plano Brasil Sem Miséria, apresentado pelo secretário extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão. Ele destacou o andamento de uma série de políticas públicas que possibilitam a estratégia da inclusão produtiva, em especial o Pronatec.

Para os centros urbanos, a inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção no mercado de trabalho, seja por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da economia solidária. As estratégias reúnem iniciativas de oferta de qualificação socioprofissional e intermediação de mão-de-obra, que visam à colocação dos beneficiários em postos de emprego com carteira de trabalho e previdência assinada, além de apoio a microempreendedores e cooperativas de economia solidária.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar