10 de abril de 2014

Projeto de Josué quer construção de bicletários em estacionamentos

São Luis - O vereador Josué Pinheiro (PSDC) apresentou na Câmara Municipal de São Luís um projeto de lei que institui a obrigatoriedade em estacionamentos públicos e privados, de afluxo de pessoas, no âmbito do município. A proposta prevê estacionamentos privados condominial, reservado para guardar bicicletas em imóveis prediais, residencial ou comercial, para uso de interesse de condomínios, e coletivo, destinado para a guarda de veículos de uso rotativo, com ou sem taxa de serviços. Também está previsto estacionamento público coletivo, para veículos em prédios onde funcionam órgãos públicos.

Josué Pinheiro sugere na sua proposição que “a inclusão de espaço para bicicletário também será obrigatória em projetos que contemplem estacionamentos de edificações novas, de reforma ou modificativas, quando na ocasião da análise e aprovação, junto aos órgãos de licenciamento e fiscalização competentes”. Ele ressalta que “os estabelecimentos já existentes em data anterior quando da publicação da lei deverão processar as devidas adequações em seus espaços de estacionamento, no prazo de 60 dias contados a partir da publicação da lei”.

Já manifestando preocupação quanto a segurança dos ciclistas e pedestres, o vereador democrata cristão enfatiza que “é determinante atentar para esse fator, no que tange a definição do local de implantação das vagas do estacionamento”. Ainda no seu projeto, Josué Pinheiro prevê que “fica facultado a adequação de estacionamentos para guarda de bicicletas, em espaços verticais ou em colunas, através da implementação de ganchos, desde que atenda à proporcionalidade estabelecida na lei”.  

Para finalizar, Josué Pinheiro diz: “com este projeto nós pretendemos oferecer condições dignas para as pessoas que fazem uso de bicicleta, quer seja como meio de transporte para o trabalho, para lazer, entre outras atividades. E, com o crescimento do número de bicicletas, visando contribuir para a questão da mobilidade e de desafogamento do trânsito em nossa cidade, nós queremos também disponibilizar espaço para que o ciclista tenha onde estacionar seu veículo com segurança, entre outros benefícios”.

BNC Parlamento Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar