6 de maio de 2014

Projeto de Gutemberg Araújo cria o Programa Primeiro Emprego em SL

São Luis - O Projeto de Lei nº 158/2013, de autoria vereador Gutemverg Araújo, foi aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, o vereador acredita que através do projeto estará proporcionando aos jovens ludovicenses na faixa etária de 18 a 24 anos qualificação e inserção no mercado de trabalho por meio do Programa Municipal Primeiro Emprego (PMPE). Segundo a proposta, o município deverá promover a realização de cursos de qualificação profissional diretamente ou através de parcerias com instituições de ensino, filantrópicas ou ONGs.

Para participar do Programa, “o candidato não pode ter vínculo empregatício em órgãos ou entidades públicas ou privadas, e terá o estágio remunerado e respeitar as determinações da Lei Federal nº 11.788/2008, ou outra que por ventura lhe revogue”, conforme prevê o parlamentar tucano em sua proposição. Ele também cita a Lei Orgânica que “ainda impõe ao município, através de seu artigo 13, incisos ‘I’ e ‘J’, as obrigações de proporcionar meios de acesso à educação e de combater as causas da pobreza e de marginalização, fatores alcançados por meio da qualificação profissional e de inserção de jovens no mercado de trabalho”.

Gutemberg Araújo apresenta como escopo pesquisa do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) assinalando que 23,7% do total de desempregados apontaram a não qualificação como causa maior do desemprego. O vereador social democrata também abordas as mudanças das exigências do mercado de trabalho, como a ampliação do acesso a informação superior, e que “as empresas passaram a buscar profissionais dotados de conhecimentos mais específicos e direcionados, quadro que deu aos cursos técnicos e profissionalizantes uma importância ímpar”. Portanto, continua ele: “neste contexto é que se iniciou, em âmbito nacional, uma mobilização dos poderes públicos no sentido de incentivar e fornecer aos referidos cursos, surgindo então diversos programas com este fim”.

BNC Parlamento Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar