29 de maio de 2014

Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento visita Pista de Atletismo da UFMA

São Luis - Nesta sexta-feira (30), às 15h, o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, estará presente na Universidade Federal do Maranhão para realizar uma visita técnica na Pista de Atletismo da Instituição. 

A pista, que teve sua estrutura principal importada da Noruega, foi trazida de contêiner diretamente do Canadá até o Porto do Itaqui e terá capacidade para 48 modalidades de atletismo tais como salto em distância, salto com vara e lançamento de discos, dentre outras. O Ministério do Esporte contribuiu com mais de R$ 13 milhões de reais, entre aquisição, compra e instalação da pista.

A pista, assim como todo o Núcleo de Esportes, será disponibilizada para a comunidade acadêmica e para a Sociedade Civil. A estrutura será semelhante às pistas utilizadas nos Jogos Olímpicos de Atenas, Pequim e Londres. Projetada para ser a maior do Estado, a pista de atletismo está com o seu cronograma de execução de obras atualizado, já com a primeira fase de montagem em finalização. 

A pista tem 400 metros de comprimento e dez de largura, sendo que o cálculo para as medidas foi feito com auxílio de aparelhos conectados por satélites, a fim de que a estrutura siga padrões internacionais de atletismo e seja habilitada para receber competições oficiais nacionais e internacionais.

A pista também beneficiará comunidades do entorno da UFMA, com oferta de atividades esportivas e pedagógicas, tal como o Projeto Esporte e Lazer da Cidade (PELC). O secretário Ricardo Leyser Gonçalves também estará presente em um campeonato de judô que acontecerá sábado (31), no Ginásio Castelinho. Graduado em Administração Pública pela FGV-SP, em 1991, e em Ciências Sociais pela USP, em 1994, Leyser tem a atribuição de cuidar da preparação do Brasil para que os atletas tenham um bom desempenho nos Jogos Olímpicos e nos Jogos Paraolímpicos de 2016. O secretário está no Ministério do Esporte desde 2003 e coordenou todas as ações do Governo Federal na organização dos Jogos Pan-Americanos e do Parapan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007.

BNC Cotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar