25 de junho de 2014

Dr. Gutemberg aprova na Câmara uma jornada de até 30hs para a enfermagem

São Luis - Os enfermeiros, técnicos, auxiliares e atendentes de enfermagem do município de São Luís poderão passar a ter uma jornada de trabalho semanal de até trinta (30) horas. Para obterem essa conquista, foi aprovado na manhã desta quarta-feira, (25), pela Câmara Municipal, um projeto de autoria do vereador e médico Gutemberg Araújo (PSDB) considerado pelo parlamentar como apenas o passo inicial de uma luta da categoria, enfatizando que “é só o começo, pois a partir de agora outras esferas vão seguir a mesma linha, como por exemplo as instituições de saúde particulares”. Após a aprovação da proposta pelo Legislativo Ludovicense a matéria segue para o prefeito Edivaldo Holanda Junior, que sancionando a proposta a transformará em lei.

“Trata-se de uma antiga reivindicação dessa categoria, o que representa um direito trabalhista e de justiça e da defesa que interessa a toda a sociedade e uma luta pessoal ao longo de minha carreira médica e política”, afirmou o vereador tucano. Mostrando dados, ele disse que a maioria dos profissionais de enfermagem é do gênero feminino, e que “apesar do grande contingente numérico e da influência decisiva de seu trabalho na qualidade das ações de saúde, esse grupo profissional não dispõe, até hoje, no Brasil, de nenhuma proteção legal a seu trabalho”.

Para o social democrata “a redução da jornada de trabalho da enfermagem contribuirá para diminuir o desgaste físico e emocional de mulheres que são profissionais, mães, donas de casa e esposas”. Continuando acrescenta: “não se trata de defesa de privilégios, mas do direito da população ser atendida por profissionais competentes e saudáveis”. Enriquecendo seu pronunciamento, ele observa que “os profissionais de enfermagem aguardam por 14 longos anos a aprovação do Projeto de Lei 2.295 que tramita no Congresso Nacional”, e diz que “muitos municípios da Federação, como Rio de Janeiro, Curitiba, Natal, Campo Grande, dente outros, já estabeleceram jornada de no máximo 30 horas, e é chegado o momento de São Luís fazer o mesmo. Reforçar a luta nacional”.

Lembrou ele ainda que “no mesmo contexto histórico da reivindicação da enfermagem, em 03 de agosto de 2010, conseguiram aprovar no Congresso Nacional o Projeto de Lei 152/2008, que estabelece a jornada de 30 horas. No auge de sua fala, Gutemberg Araújo ressaltou que “essa causa é muito grande e precisa e tem recebido a força de todos nós. É uma causa muito grande para uma pessoa só e são os profissionais de enfermagem que colocam em nossas mãos (vereadores) o resgate pela justiça e dignidade da classe”.

PEDINDO ADIAMENTO – Antes da aprovação da redução da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem, a vereadora Rose Sales (PCdoB), que votou contra o projeto fez discurso pedindo o adiamento da apreciação da proposta, citando como um dos pontos de sua argumentação a um TAC tratando do Assunto, e propondo uma reunião dos vereadores com a secretária Municipal de Saúde, Helena Dualibe. No entanto, a sua sugestão não mereceu acolhida por parte do plenário e prevaleceu a vontade da maioria, anteriormente enfatizada por ela que “é na unicidade que se materializa qualquer decisão”.    
 
Foto: Arquivo
BNC Parlamento Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar