18 de julho de 2014

Católicos maranhenses estão entre os palestrantes do 1º Encontro Nacional Católicos Online

São Luis - Católicos maranhenses que contribuem com a evangelização por meio da internet e por meio de boas práticas na comunicação com os jovens serão palestrantes do 1º Congresso Nacional Católicos Online (Conacat) Todos pela Cultura do Encontro, evento nacional inédito, online e gratuito que acontecerá de 11 a 17 de agosto por meio do site www.catolicoemrede.com.br. O time maranhense que participará do Conacat é formado pelo seminarista Mário Roberto Martins; pelo jornalista Wagner Moura; pela radialista Virginia Diniz; pelo mestre em Design, Márcio Guimarães; pela designer Mary Macedo; pelos estudantes de Direito, Juvêncio Farias e Lucas Monteiro; pelo pregoeiro Rafael Coelho; pelo estudante de Engenharia, Itallo Francisco; e pelo padre carioca, mas de coração maranhense, João Dias Rezende Filho.

O Conacat conta com 42 palestrantes confirmados, responsáveis pela apresentação de palestras que serão exibidas durante sete dias para um público de mais de duas mil pessoas, de acordo com a organização do evento. “A idéia une o conceito de congresso com educação à distância em prol da formação daqueles que querem saber como melhor produzir conteúdos para evangelização em diversos campos, especialmente na internet”, explica o organizador do evento, o jornalista Wagner Moura. “O Conacat não é um evento transmitido pela internet, mas uma experiência que acontece e é organizada a partir da própria rede. Não existe uma localização geográfica do evento, ele acontece na internet mesmo por meio da exibição de apresentações educativas que abordam temas de Comunicação, Ação Política, Juventude e Design”, continua o organizador.

O evento é pioneiro no meio católico do Brasil, e seu modelo leva em conta a diferença de qualidade de acesso a internet em todo país, por isso todas as apresentações do Conacat são previamente gravadas. Dentre os palestrantes estão nomes consagrados como o padre Zezinho, dehoniano conhecido em todo território nacional e que, atualmente, é um adepto da evangelização por meio da redes sociais como o Twitter, meio pelo qual ele expressa suas opiniões e influencia comportamentos. Além de padre Zezinho, estão confirmadas as apresentações de professor Felipe Aquino (comunidade Canção Nova), Carmadélio Sousa (Comunidade Católica Shalom), e do padre da Faculdade de Comunicação e Igreja, na Universidade de Santa Cruz, em Roma,  John Wauck.

Noticiado nos principais veículos de comunicação católicos do Brasil e nos meios oficiais do Vaticano, como na Rádio Vaticano e no portal de notícias News.va, o Conacat registrou até o momento 2.020 inscrições e mais de 3.000 seguidores na fanpage do evento (fb.com/congressoonline).  Aqueles que quiserem contribuir financeiramente com o evento deverão comprar as palestras exibidas. Do total de vendas, 50% será doado para a Casa de Amparo Frei Galvão (Ninópolis-RJ) e para a Associação Guadalupe (São José dos Campos-SP), organizações sem fins lucrativos que cuidam de mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social.


“O Conacat é uma iniciativa que funciona por meio da adesão de católicos que atuam nas redes sociais, seu foco é diferente do acadêmico ou profissionalizante, tem o objetivo de formar especialmente os mais jovens para que habitem o ciberespaço com responsabilidade”, afirma o padre João Dias Rezende, cuja palestra abordará a importância da linguagem estética para o fortalecimento da fé. “E o mais importante é que todo o evento gira em torno da Cultura do Encontro, tema comum ao pontificado do Papa Francisco”, completa. vens, a serem promotores da Cultura do Encontro nas redes sociais.

O diferencial do evento: a ausência de uma curadoria de movimentos ou pastorais, uma marca importante na informalidade do Conacat. Apesar disso, o cuidado na escolha de temas e palestrantes em comunhão com a doutrina da Igreja não foi algo negociável. “É um encontro de irmãos e irmãs que querem partilhar experiências que deram certo! Nós acreditamos que os católicos que habitam a internet, as redes sociais, são uma força nova capaz de sustentar iniciativas concretas com o único objetivo de promover o Evangelho e a formação de cada um”, enfatiza o organizador Wagner Moura que, antes de começar a divulgação do evento, conquistou o apoio do arcebispo metropolitano de São Luís do Maranhão, Dom José Belisário da Silva.

Entre os 42 palestrantes já confirmados, existem maranhenses que reforçam para o Brasil e o mundo, que a internet, interpretada pela Igreja Católica como novo território da evangelização, é um espaço aonde todas as regiões do Brasil podem tanto participar, quanto colaborar na missão de anunciar o Evangelho.

BNC Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar