18 de julho de 2014

Repórter e cinegrafista da Globo têm câmera roubada

Por Oswaldo Viviani (JP)
O repórter investigativo Eduardo Faustini – um dos melhores profissionais da TV Globo – e seu cinegrafista foram abordados por um grupo de sete homens, ontem (17) à tarde (cerca de 14h), em Anapurus (a 284 quilômetros de São Luís), e tiveram roubada a câmera de filmagem, com a qual produziam uma matéria para o programa “Fantástico”. Os homens não estavam armados e nenhum outro pertence, além da câmera, foi levado dos jornalistas.
Divulgação
Divulgação
A abordagem aconteceu no momento em que a dupla parou para almoçar, no restaurante do posto de combustíveis Bom Jesus. Antes disso, os profissionais da Globo já havia estado em Mata Roma, cidade vizinha, também objeto da matéria, que vai tratar sobre desvios de recursos públicos federais nesses municípios.
Anapurus é administrado por Cleomaltina Moreira Monteles, a Tina Monteles (PRB), de 61 anos. A cearense Carmem Silva Lira Neto (PMDB), 31, é a prefeita de Mata Roma.
Logo após o fato, o superintendente de Polícia Civil do Interior, Jair Paiva, e o delegado do município de Chapadinha, Jairon Timbó Sales, foram comunicados e conseguiram prender um dos suspeitos do crime – um cabo da Polícia Militar do Maranhão, que não teve o nome divulgado.
O delegado Jair Paiva disse ao Jornal Pequeno que, na tarde de hoje, uma equipe da SPCI estaria em Anapurus, com o objetivo de deter o restante do bando que roubou a câmera da Globo.
Segundo o delegado Jairon Timbó Sales, será investigado se os homens – inclusive o PM – têm alguma ligação com a prefeita Tina Monteles e se agiram a mando dela para tentar evitar a divulgação da reportagem apontando as irregularidades no município.
A chefe de reportagem da TV Mirante do Maranhão (afiliada da Rede Globo), Eveline Cunha, informou que o repórter e o cinegrafista vítimas do roubo terão o “apoio necessário da afiliada” e que eles estão bem. “Foi só um susto grande”, disse.
Após prestarem depoimento na Delegacia Regional de Chapadinha, ambos viajaram, no fim da tarde de ontem, para São Luís, e hoje devem seguir para o Rio.
O JP apurou que os trechos da filmagem que comprovam os desvios de recursos nas duas cidades foram salvos e o roubo da câmera não comprometerá a exibição da reportagem no “Fantástico”, num dos próximos domingos.
O repórter Eduardo Faustino está no Fantástico desde 1995. Para produzir suas matérias, entre outros disfarces, já se passou por um idoso, flagrando e denunciando os maus-tratos nos asilos do Brasil; virou caminhoneiro para mostrar os esquemas de propina nas rodovias do país; e embarcou num avião com uma réplica de fuzil e um pó simulando cocaína, para mostrar a insegurança do sistema aéreo brasileiro.
O repórter também deu, em suas matérias, provas definitivas, que levaram à prisão João Arcanjo Ribeiro, o “Comendador Arcanjo”, chefão do crime organizado em Mato Grosso, e Hildebrando Pascoal, o parlamentar acreano conhecido como “deputado da motosserra”, por usar o equipamento para esquartejar e matar seus desafetos.
BNC Polícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar