21 de julho de 2014

Conciliação Itinerante inicia na UFMA

São Luis - A Primeira Semana de Conciliação Itinerante iniciou suas atividades nessa segunda-feira (21), na Casa da Justiça da Universidade Federal do Maranhão. Esse evento tem a finalidade  de intermediar a conciliação entre empresas, famílias e processos judiciários, em andamento, de moradores da área do Itaqui-Bacanga. Os atendimentos podem ser feitos das 8h às 17h até o dia 25.
 
“A conciliação é o futuro do direito”, explica a chefe do Departamento de Direito da UFMA e incentivadora da participação da conciliação itinerante na Universidade, Valéria Montenegro. A semana de conciliação pretende atender aqueles que tenham dificuldades em relação ao auxílio e orientação de solucionar problemas com setores como a Caema, a Tim, a Oi, o Ministério Público, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), a Cemar, a Promotoria, a Defensoria Pública, a Prefeitura, o seguro DPVAT e até mesmo soluções para casos familiares, como separação de bens ou pensão alimentícia, entre outros.

Para o juiz e coordenador do Centro de Mediação e Conciliação do Tribunal da Justiça, Alexandre Lopes, o sistema judiciário brasileiro encontra-se com um grande número de processos e a burocracia para elucidá-los é muito grande. Ele enfatiza ainda que o evento é uma parceria entre a Universidade, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). "A contribuição desses setores para a construção da conciliação itinerante é fundamental, além de todos serem beneficiados”, afirma o juiz complementando que o TJ consegue resolver causas sem muita burocracia, com o auxílio da OAB. "A Universidade ganha à medida que incentiva os estudantes da área de direito a participarem e praticarem a teoria aprendida em sala de aula, supervisionados por profissionais da área", conclui.

O atendimento começa pela triagem, na qual os interessados recebem uma senha para, em seguida, serem atendidos e direcionados a uma das treze áreas dos serviços oferecidos. Já no local indicado, o cidadão será atendido com tratamento individual por um estudante do curso de Direito previamente capacitado para a conciliação, acompanhado por um profissional especializado, advindo do TJ ou da OAB. É esperado que os problemas possam ser resolvidos na própria Casa da Justiça e, caso o processo demande mais tempo, o interessado pode entrar em contato com a organização do evento por meio do Telejudiciário, que atende pelo número 0800 707 1581

Com Informações da ASCOM/UFMA
BNC Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar