17 de julho de 2014

Corregedoria da Justiça - Comunicação a serviço do interesse público

São Luis  - A Assessoria de Comunicação da Corregedoria da Justiça do Maranhão vem adotando um modelo de gestão que tem permitido o aumento da produtividade e do espaço na imprensa maranhense. O resultado é fruto do empenho da corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, que tem valorizado a gestão da comunicação com base em preceitos legais, transparência nos atos da Justiça de 1º grau e respeito aos profissionais de comunicação que atuam nos veículos.

De janeiro a junho, o setor de comunicação aumentou a produção de matérias e releases jornalísticos em 25%. Em relação à ampliação do espaço junto à imprensa, foram 3.060 veiculações em mídia de março a junho, ante 1.243 publicações no mesmo período de 2013. Os dados consideram a repercussão do trabalho desenvolvido no setor junto aos veículos impressos (926), televisivos (684), radiofônicos (336) e online (1.114).

Em seis meses de gestão, Nelma Sarney mudou o formato da Assessoria de Comunicação, delegando atribuições e inserindo o setor de forma estratégica. “A Assessoria de Comunicação é muito importante em uma instituição tendo papel importante no alcance da missão institucional”, afirmou.

Em relação ao bom atendimento dos profissionais que atuam nos veículos de comunicação, foi instituído prazo máximo para dar respostas às demandas que chegam ao setor. Dessa forma, no período de janeiro a junho, das quase 200 solicitações recebidas, 90% foram atendidas positivamente no mesmo dia do recebimento, outras 4% foram devidamente respondidas no dia posterior ao pedido, enquanto as outras 6% das demandas que chegaram ao setor não puderam ser atendidas.

O alto índice no atendimento reflete o respeito aos profissionais que atuam nas mais diversas empresas de comunicação do Maranhão e também de outros estados do País. O rápido atendimento decorre do pouco tempo que os jornalistas têm em suas redações para concluir os trabalhos, sendo essencial a rapidez na resposta.

Projetos – Pautada em uma atuação organizacional alinhada ao interesse público, a Assessoria de Comunicação tem buscado desenvolver e apoiar projetos da Corregedoria da Justiça, utilizando ferramentas e técnicas que permitem a construção de relacionamentos e diálogos com públicos estratégicos da instituição com a finalidade promover os serviços da Justiça maranhense e atender bem à população.

Um dos projetos desenvolvidos pela Corregedoria, por meio do setor e da 2ª Vara de Imperatriz, é o projeto Justiça nos Bairros. Sob coordenação da juíza Ana Beatriz, a iniciativa foi lançada com sucesso na Região Tocantina em abril. O projeto rendeu bons frutos e está entre os três finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, o mais importante dentre as assessorias de comunicação de órgãos que compõem o Sistema de Justiça, inclusive os tribunais superiores.

Ainda no início no ano um novo projeto de identidade visual foi aprovado e os recursos da fanpage (www.facebook.com/cgjma) têm sido mais explorados, a exemplo de vídeos e divulgação de eventos da instituição. Nelma Sarney também afirmou que a Assessoria também tem trabalhado com outros setores da Corregedoria para implementação de iniciativas com foco na melhoria dos serviços prestados ao cidadão.

BNC Justiça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar