24 de julho de 2014

Prefeitura cumpre mais de 80% da meta de imunização contra o HPV

São Luis - A Prefeitura de São Luís já imunizou mais de 22 mil adolescentes na capital contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). O resultado parcial corresponde a 87% do público alvo da campanha. O trabalho de imunização foi iniciado em março deste ano pela Secretaria de Saúde (Semus) através da Coordenação de Imunização. Com base no calendário de ações do Ministério da Saúde (MS), a segunda dose da vacina será aplicada a partir do dia 1º de setembro.

“Tivemos como meta este ano, e por orientação do Ministério da Saúde, a inclusão da vacina contra o HPV na rotina de imunização. A capital maranhense foi uma das primeiras no país a incluir as doses de vacina relacionadas ao HPV em sua rotina. E isso foi feito também com base na política de reestruturação da saúde, determinada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior e pela secretária Helena Duailibe”, destacou a coordenadora de Imunização da Semus, Rita Carneiro.

Ela ressaltou que a cobertura atingida até o momento para proteção contra o HPV é considerada positiva. A vacina foi aplicada em crianças e pré-adolescentes do sexo feminino entre 11 e 13 anos de idade e ainda está disponível em 66 postos de saúde da rede municipal. Para 2015, a meta é ampliar o público alvo com a inclusão de adolescentes entre 9 e 13 anos de idade.

O sucesso da ação de imunização contra o HPV na capital maranhense foi possível devido ao apoio dos pais. “Os pais ou responsáveis legais pelas jovens, que receberam estas doses, foram fundamentais na conscientização e nos esclarecimentos sobre a importância de se precaverem contra o HPV. Além disso, foram feitas ações educativas nas escolas da rede pública municipal, alertando sobre os riscos do HPV e informando sobre os perigos da doença”, explicou Rita Carneiro.

SOBRE A DOENÇA
O Papiloma Vírus Humano (HPV) ocorre de forma predominante via sexual e nas mulheres, a enfermidade pode espalhar-se pelo trato genital e alcançar o cólo do útero.

BNC Saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar