23 de julho de 2014

Vacina contra a Hepatite A está disponível nas Unidades de Saúde


São Luis - A Secretaria Municipal de Saúde de Paço do Lumiar (SEMUS) convoca pais e responsáveis para levar até o dia 31 de julho, as crianças entre 1 e 2 anos para tomar a dose da vacina contra a Hepatite A.

Em Paço do Lumiar, todas as Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde estão abastecidas com as doses desta, e de outras vacinas do calendário infantil e adulto.

A mobilização estadual contra a Hepatite teve início no dia 14 de julho. As UBS e Centros de Saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

A Hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Sua transmissão é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Geralmente, não apresenta sintomas. Porém, os mais frequentes são: cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Quando surgem, costumam aparecer de 15 a 50 dias após a infecção. Como as hepatites virais são doenças silenciosas, consulte regularmente um médico e faça o teste.

Previna-se

A melhor forma de se evitar a doença é melhorando as condições de higiene e de saneamento básico, como por exemplo:
·         Lavar as mãos após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos;
·      Lavar bem, com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
·      Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e carne de porco;
·         Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras, entre outros cuidados.

UBS e CS

UBS Maiobão; UBS Tambaú; UBS Iguaíba; UBS Maioba; UBS Pirâmide; UBS; Itapera/Mocajituba; UBS Pindoba; UBS Lima Verde; CS Santa Rita de Cássia; CS Nsª Senhora da Luz; CS Vila São Pedro; CS Vila Cafeteira; CS Paranã; CS Nova Canaã; CS Vila São José

BNC Paço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar