11 de agosto de 2014

Eliziane pede esclarecimento sobre novo desaparecimento de detento em Pedrinhas

São Luis - A deputada Eliziane Gama (PPS) pediu na manhã desta sexta-feira (08) esclarecimentos sobre novo desaparecimento de detento dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Segundoi a parlamentar, imagens foram divulgadas nas redes sociais mostrando que o detento estaria morto, mas o corpo ainda foi localizado pela Sejap.

A parlamentar lembrou outro caso de desaparecimento na penitenciária, o do detento Ronalton Silva Rabelo, que ocorreu há mais de um ano e que até agora a família aguarda informações sobre o que realmente teria acontecido.

“Este não é o primeiro caso e possivelmente não será o último pela ineficiência do Poder Público. Da mesma forma como aconteceu no caso Ronalton, nenhuma informação solicitada pela comissão de direitos humanos e nem pela família foi recebida, até agora não sabemos qual foi a conclusão do inquérito”, comentou a deputada.

Eliziane lamentou que o direito universal garantido aos parentes dos detentos de velar e enterrar os corpos não esteja sendo respeitado.

“Infelizmente, este não é um caso novo é mais um caso que poderá ficar sem resposta. Esta família, assim como a do Ronalton poderá não exercer um direito universal, que é o direito de velar o corpo de um ente querido,” lamentou Eliziane.

A parlamentar recebeu nota da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) nesta sexta-feira (08) informando que a secretaria está realizando diligências internas, com o apoio da Polícia Civil e do Serviço de Inteligência Penitenciária, para apurar o possível desaparecimento do detento Rafael Alberto Libório Gomes, que teria ocorrido nesta quinta-feira (7).

De acordo com a Sejap, o detento Rafael estava custodiado no Bloco A cela 10 do Presídio São Luis I no Complexo de Pedrinhas em São Luís. Segundo a secretaria, agentes do Grupo de Escolta e Operações Penitenciárias (Geop) e a Polícia Militar reforçam a segurança na unidade.


Caso Ronalton

Eliziane lembra que depois de mais de um ano do desaparecimento do detento Ronalton Silva Rabelo, 32 anos, a família ainda aguarda resposta sobre o que realmente teria acontecido com o detento. Ronalton desapareceu no dia 1º de abril de 2013 no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A parlamentar acompanha o drama da família de Ronalton desde o ano passado. Ela fez diversas solicitações para a Polícia Civil do Maranhão pedindo o resultado do inquérito sobre o desaparecimento do detento, e subiu na tribuna na Assembleia Legislativa diversas vezes pedindo providências no caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar