1 de agosto de 2014

Esporte e Lazer para as comunidades

São Luis  - Uma turma de jovens de quatro comunidades da área Itaqui-Bacanga, em São Luís, vem promovendo atividades semanais de esporte e lazer para crianças, adolescentes e outros moradores da região.

São meninos e meninas que fazem parte de um projeto social e atuam como mediadores esportivos voluntários em suas comunidades: democratizando ferramentas, ressignificando espaços para práticas esportivas e realizando atividades semanais de futebol, vôlei, handebol, basquete, badminton e outras modalidades.

Todo esse trabalho é organizado nas comunidades em Núcleos de Esporte e Lazer (NUCELs) coordenados pelos próprios jovens em conjunto com as lideranças locais do Gapara, Argola e Tambor, Residencial Primavera e São João da Boa Vista.

O projeto concebido e executado pelo Instituto Formação, com apoio da Vale, começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano e tem como objetivo principal implantar e ampliar a prática do esporte seguro e inclusivo nessas comunidades.

O primeiro passo foi mapear os espaços existentes e potenciais para as práticas esportivas em cada localidade. A falta de lugares adequados e ferramentas, comum nessas comunidades, virou desafio. Praças e ruas foram ressignificadas como locais de convivência e inclusão através do esporte. Esses espaços foram estruturados com kits e materiais esportivos (bolas, travinhas, tabelas de basquete, rede de vôlei, etc) geridos pela própria comunidade.

Simultâneamente, iniciou-se o levantamento das organizações juvenis existentes na região, para mobilização dos participantes de um Programa de Formação de Mediadores em Esportes Educativos. São esses mediadores, os responsáveis por coordenarem as atividades do núcleo, reaplicando conhecimento e democratizando o acesso as práticas.

Pelo menos uma vez por semana, eles realizam atividades de esporte lazer com crianças e adolescentes. Cada comunidade possui um cronograma específico. Geralmente as oficinas acontecem nos finais de semana.


III Festival de Esporte Educativo e Inclusivo

Além das atividades semanais, o projeto prevê a realização de 4 festivais de esporte educativo e inclusivo que reúne num mesmo lugar, moradores das quatro comunidades abrangidas pelo projeto.

Os dois primeiros festivais foram realizados com a participação de quase quatrocentas pessoas. O terceiro festival de esporte educativo e inclusivo, promovido pelo NUCEL, será realizado neste domingo (03/08), no Residencial Primavera a partir das 9h da manhã.

Cerca de duzentas crianças devem participar do evento. Serão realizadas atividades de futebol, vôlei, basquete, handebol, badminton, xadrez humano e slackline. Todas as oficinas serão coordenadas pelos jovens mediadores da comunidade.

BNC Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar