A Prefeitura de São Luís superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) para a imunização da população na capital maranhense contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Enquanto a meta do MS era a imunização de 80% das adolescentes entre 11 e 13 anos de idade, em São Luís foi vacinado 88,13% dessa população. Mesmo com o cumprimento a meta, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que a vacina contra a doença está disponível nos postos de saúde.
De acordo com a Coordenação de Imunização da Semus, foram vacinadas 22.787 adolescentes em São Luís. O trabalho de cobertura vacinal para proteção da população integra as políticas de governo definidas para a Semus pelo prefeito Edivaldo. A superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Semus, Terezinha Lobo, lembra que o trabalho de conscientização foi fundamental para o sucesso da campanha.
“Por meio de reuniões com servidores da Semus, que participam direta e indiretamente das ações de imunização, através ainda de campanhas de conscientização, conseguimos não somente mobilizar as jovens imunizadas, como ainda os pais ou responsáveis legais por essas jovens, que perceberam a importância da vacinação e, em consequência, da proteção contra uma doença cuja prevenção deve ser feita o quanto antes”, destacou Terezinha Lobo.
Segundo a superintendente, a segunda dose da vacina contra o HPV deverá ser aplicada a partir do próximo mês, conforme calendário do MS. “Assim encerraremos o ano com uma boa taxa de cobertura do público alvo imunizado com duas doses de vacina. Isso é muito positivo e reforça a competência da gestão da Secretaria de Saúde em garantir o bem estar da população da cidade”, destacou Terezinha Lobo.
SOBRE O HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual e pode resultar em câncer do colo de útero. O vírus também pode ser transmitido da mãe para a filha no momento do parto. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente de câncer entre a população feminina e a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. A meta do Ministério da Saúde para 2015 é ampliar o público alvo para adolescentes entre 9 e 13 anos de idade.
BNC Saúde