11 de agosto de 2014

Prefeitura realiza obras para fluidez do trânsito na Cidade Operária e no Renascença

São Luis - Cumprindo o cronograma de execução do Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito, a Prefeitura de São Luís iniciou os trabalhos na Cidade Operária, bairro que concentra grande fluxo de veículos e pedestres. O conjunto de ações determinado pelo prefeito Edivaldo permitirá o aumento da velocidade média, além de promover a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes.

“Estamos atuando simultaneamente com frentes de trabalho em pontos onde há gargalos maiores, para que haja o ordenamento devido do tráfego. O conjunto de medidas de curto prazo está sendo operacionalizado com agilidade, para garantir melhorias na mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Edivaldo.

O trecho em obras compreende a região entre a entrada da Cidade Operária, próximo à Barraca de Pau, e vai até a feira do bairro. Para a região está prevista a revitalização da sinalização horizontal com pintura de faixa de pedestres e adaptação das calçadas com acessibilidade para cadeirantes nos pontos de travessia, linhas de fluxo dos veículos e faixas amarelas, colocação de novo conjunto semafórico com fotossensor, fechamento de retornos irregulares e abertura de retorno com laço de quadra.

“Fechamos os retornos feitos no canteiro central, pois eles causavam grande congestionamento no trânsito da região nos dois sentidos da via. Em contrapartida, estamos abrindo dois retornos com laços de quadra, de cada lado da avenida, para evitar a formação de filas duplas e gerar fluidez ao trânsito”, explicou o titular da SMTT, Canindé Barros.

Além dos trabalhos de sinalização, também estão previstas para o bairro obras de melhoria de infraestrutura, com recuperação do canteiro central, recuperação asfáltica e drenagem. O Plano Estratégico de Melhorias no Trânsito contempla 26 intervenções de curto, médio e longo prazo. As obras de infraestrutura para a implantação do Plano estão sendo desenvolvidos em vários pontos da cidade.

COLARES MOREIRA
Outro importante trecho em obras para a melhoria do trânsito é a Avenida Colares Moreira, onde as equipes da Prefeitura trabalham  na abertura de retornos em laços de quadra. Os retornos estão sendo construídos entre a Rua dos Timbós e Rua das Sucupiras. Para o secretário Canindé Barros, as alterações viabilizarão uma dinâmica de tráfego mais organizada, gerando redução do congestionamento na via.

“O conjunto de ações permitirá o aumento da velocidade média nos pontos críticos e também possui o objetivo de promover a segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes no local”, informou Canindé Barros.

Com a conclusão do serviço, o motorista que vier no sentido Renascença/Centro, e quiser voltar ao bairro, deverá fazer o retorno de quadra entrando na Rua dos Timbós, passando pela Rua das Juçaras e depois Rua das Sucupiras, onde poderá fazer o cruzamento nas proximidades da loja TAM Viagens.

Já o motorista que vem no sentido Centro/Renascença que deseja retornar para o Centro, deve entrar na Rua das Sucupiras, próxima a Escola Superior de Magistratura do Estado do Maranhão (Esmam), e seguir pela Rua dos Ipês até a Rua dos Timbós para fazer o cruzamento na altura da Mark Pedras.

“O retorno de quadra vai definir os limites e liberar o fluxo de quem está passando em direção ao Centro”, destacou o motorista Getúlio Silva. No projeto, consta também a instalação de conjunto semafórico e nova sinalização horizontal e vertical. Para que todas essas ações sejam possíveis, a Prefeitura está modificando o canteiro central da via.

BNC Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar