5 de agosto de 2014

Trégua de 7 horas termina em Gaza; uma menina é morta em ataque a campo de refugiados

Palestina - A trégua unilateral de sete horas promovida pelo governo de Israel na faixa de Gaza terminou às 11h desta segunda-feira (4, horário de Brasília) com o saldo de uma criança morta em bombardeios israelenses no território e dois atentados terroristas em Jerusalém.
Minutos após o início dessa pausa, forças aéreas bombardearam uma casa no campo de refugiados palestinos Shati, na Cidade de Gaza, provocando a morte de uma menina de 8 anos e deixando cerca de 30 feridos, segundo autoridades palestinas.
Mais de três horas depois, ainda não havia declarações oficiais do lado israelense sobre o que havia ocorrido, embora o IDF (Forças de Defesa Israelenses, em inglês) tenha confirmado que executou o ataque ao campo Shati.
O cessar-fogo foi permitido somente às áreas onde Israel não tinha atividades militares em andamento. Em Rafah, por exemplo, no sul da faixa de Gaza, não foram interrompidas as operações do Exército israelense.
O agricultor Ahed Marouf, 30, acompanhado da mulher e três filhos, aproveitou o período de trégua para ir até sua casa em Beit Lahiya, na parte norte de Gaza, perto da fronteira com Israel, mas o que ele e a família encontraram pelo caminho --um amontoado de vidros quebrados e escombros—provocou desânimo e insegurança.
"Não era seguro", disse Marouf à Reuters. "Em nossa casa, as janelas estavam destruídas. Não há eletricidade nem água."
O agricultor decidiu retornar ao abrigo temporário da ONU, em uma escola perto do campo para refugiados em Jabalya.
Logo após o fim da trégua, o premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, declarou que a ofensiva só terminará  "quando a calma e a segurança estiverem restabelecidas aos cidadãos de Israel por um longo período".
BNC Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar