7 de outubro de 2014

Maranhão registra normalidade nas eleições


São Luis - As eleições no Maranhão transcorreram com normalidade, avaliam os desembargadores Froz Sobrinho e Guerreiro Júnior, presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral. Às 19h50, o órgão declarou a apuração de 90% dos votos, horário em que já se pode relacionar os eleitos para governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Eles atribuíram a tranquilidade do processo e a celeridade na apuração ao empenho dos servidores do órgão que trabalharam dia e noite, sem folgas, preocupados em garantir que neste 5 de outubro o pleito ocorresse em cada uma das 217 cidades do estado sem que incidentes graves fossem registrados, além de terem se preparado para agilizar a logística de transmissão dos dados das urnas para central de totalização do TRE-MA.

"Apesar de algumas cidades, como São Luís, ter tido a votação mais demorada um pouco, já prevíamos que isso acontecesse, pois foi a primeira vez em que a biometria foi utilizada para identificação do eleitor", explicou Sobrinho.

A Corregedoria Regional Eleitoral montou um esquema para atender chamados e solucioná-los com brevidade. Servidores do setor ficaram responsáveis em monitorar as juntas apuradoras e auxiliá-las em caso de problemas e dúvidas. Ao longo do dia, eles registraram 228 ocorrências com urnas, sendo que dessas, 162 precisaram ser substituídas. Em São Luís, foram 19.

"É inegável que possuímos servidores preparados para atuar em suas funções. Eles têm conhecimento e experiência para fazer tudo funcionar da melhor forma possível", destacou o desembargador Guerreiro Júnior.

O esforço de magistrados, promotores, servidores, mesários e dos órgãos de segurança pública também foi bastante elogiado pelos membros da Corte e pela imprensa. "A festa da democracia só acontece porque estas pessoas se dispuseram a colaborar, cumprindo seu papel fielmente", ressaltou o presidente.

Quanto à segurança, Froz Sobrinho falou da importância da instalação dos Gabinetes de Segurança Institucional em São Luís e Imperatriz para planejamento de ações preventivas de combate às tentativas de crime. O último boletim divulgado pelo Gabinete informou o total de 93 ocorrências entre as 1h da manhã do domingo e as 19h da noite, sendo 6 por compra de voto, 2 por transporte irregular de eleitor, 1 por venda de bebida alcoólica, 3 por ataques a locais de votação, 20 por flagrante, 37 pessoas conduzidas, 11 por apreensão de armas de fogo, 5 por apreensão de dinheiro e 8 por apreensão de material de propaganda. 

Relativo à apuração de 100% dos votos, o trabalho foi concluído às 00h06 do dia 6, segunda-feira, pela central de totalização do Regional.

Voto biométrico

Eleitores de 15 municípios foram reconhecidos na hora de votar por urnas biométricas, o que representa 20,23% do eleitorado maranhense. Os municípios que utilizaram a biometria foram Barra do Corda, Fernando Falcão, Jenipapo dos Vieiras, Timbiras, Pastos Bons, Nova Iorque, São Domingos do Azeitão, São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, São João Batista, São Vicente de Férrer, Cajapió e Benedito Leite. Neles, o TRE constatou apenas aumento de eleitores nas filas.

No próximo dia 26, os eleitores do Maranhão voltam às urnas para escolher o novo presidente. A propaganda no rádio e na televisão relativa ao 2º turno tem início previsto para o próximo dia 11, com término obrigatório no dia 24. A propaganda ocorre em 2 horários todos os dias da semana (incluindo os sábados e domingos): às 7h e 12h (rádio) e 13h e 20h (televisão), sendo 10 minutos para cada candidato. A data também é prazo final para debates com candidatos. Já o sábado (25) é o último dia para a propaganda política em comícios ou reuniões públicas, como carreatas.

BNC Eleições 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar