25 de novembro de 2014

Arquidiocese de São Luís celebrou dois anos de diáconos permanentes

São Luis - Diversas paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizaram celebrações em Ação de Graças pelos dois anos de ordenação da primeira turma de diáconos permanentes na história da Igreja, na capital.Entre elas a Paróquia São João Batista, no Vinhais Velho;  a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab e Nossa Senhora da Conceição, no Anil. 

A 1ª turma de diáconos permanentes da Arquidiocese foi composta por 31 homens casados, com profissões nas mais diversas áreas como: advogados,médicos,veterinários, funcionários públicos, contadores e até militares. Hoje eles em 17, das 54 paróquias, na Arquidiocese, incluindo a capelania militar. E abriram caminho para outros 42 candidatos a diáconos permanentes, que iniciam a preparação para o diaconato, em fevereiro de 2015. 

Com mais de um milhão de habitantes, sendo 668.817 desse número formado por católicos, segundo o último CENSO do IBGE, o auxílio dos diáconos permanentes, para a Igreja de São Luís se torna valioso, sobretudo para os lugares que possuem muitas comunidades para serem assistidas e poucos sacerdotes.

Os diáconos permanentes estão organizados em uma Comissão Diocesana, cujo presidente recém-eleito, para o biênio 2015/2016, é o diácono Renato Fontoura, da paróquia São João Batista, no Vinhais Velho. As atividades dos diáconos permanentes podem ser acompanhadas também pela páginafacebook.com/diaconossaoluisma.

Entendendo o serviço dos diáconos permanentes

O serviço dos diáconos permanentes foi instituído ainda na época dos Apóstolos (Atos 6, 1-6) e permaneceu muito presente até o  século quinto da Igreja Católica.  Após um período de desvalorização, foi resgatado por ocasião do Concílio Vaticano II, em 1964, momento que serviu de marco na restauração da função do diaconato permanente.

O diácono se diferencia, no altar, por usar a estola na diagonal e entre as funções que pode realizar está a de batizar, abençoar matrimônios, assistir os enfermos com o viático (sacramento da comunhão ministrado aos enfermos), realizar as exéquias (orações feitas nos funerais e sepultamentos) celebrar a Liturgia da Palavra, pregar, evangelizar e catequizar. Contudo, apesar de poder realizar algumas funções que o padre realiza, o diácono não pode celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar  nem administrar a unção dos enfermos. 

BNC Religiosidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

quero comentar