Natalino Salgado Filho[*]
Estamos assistindo a uma verdadeira
revolução no ensino: houve um aumento de 52,5% de matrículas entre 2011 e 2013,
segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Ano passado,
para termos uma ideia, os cursos disponíveis já somavam 5,8 milhões de
inscritos. Nessa modalidade de ensino, mais da metade dos cursos são
de pós-graduação e atendem a um perfil de pessoas que já estão no
mercado de trabalho – na sua maioria não dispõem de tempo –, mas que
precisam se reciclar ou melhorar sua qualificação. Esse modo de formação/educação
vem sendo adotado por todas as universidades e instituições de ensino do mundo.
No Brasil, o Ensino de Educação a
Distância (EAD), que começou utilizando os serviços dos correios, tem mais de
um século de existência. Na época, professores anunciavam seus préstimos para
orientar pessoas a aprender datilografia. O rádio foi outro excelente meio que
iniciou nos anos de 1920 e ganhou força a partir da década de 1930 com a
criação da Rádio MEC e ampliação do sistema de radiodifusão no governo de
Vargas. Nessa gestão, foi instituído decreto (em 1939) determinando que o rádio
se tornasse meio de educação das regiões distantes do país. A televisão começa
a ser usada apenas na segunda metade do ano de 1960 com a criação, em São
Paulo, da TV Cultura (1967). Em 1969, um ano depois da TV Universitária de
Recife, a TV Educativa do Maranhão entrou em funcionamento. Na Região Nordeste,
esta TV foi a segunda a ser inaugurada.
Um dos marcos do Ensino a Distância
foi a criação do telecurso de 2º grau, em 1978, com programas voltados para a
formação média de alunos, produzidos pela TV Cultura e Fundação Roberto
Marinho. Apenas para exemplificar a importância destes instrumentos, hoje muito
melhor aperfeiçoados em seus recursos pedagógicos, cito o canal Futura, cujas aulas foram fundamentais
para que um jovem rapaz de família de baixa renda da Baixada Maranhense fosse
aprovado no primeiro vestibular para o curso de Medicina da UFMA no campus
recém-criado em Pinheiro. O Ensino a Distância se diversificou. De acordo com
Pierre Lévy, um dos maiores estudiosos da forma como hoje se transmite o
conhecimento, as novas tecnologias de inteligência individual e coletiva
modificam profundamente os dados do problema de educação e de formação.
Dentre as variadas instituições que atualmente
habitam o ciberespaço levando educação e informação, quero destacar em especial
a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), uma iniciativa do Ministério da Saúde
em parceria com as universidades federais, criada para ofertar qualificação
profissional por meio da Educação a Distância (EAD) aos profissionais da rede
de saúde pública.
A Universidade Federal do Maranhão
(UFMA) iniciou a parceria em 2009 com a rede UNA-SUS e, a partir do ano
seguinte, começou a operar com a oferta do Curso de Especialização em Saúde
Materno-Infantil e também disponibilizou o Curso em Saúde da Família. Os dois
cursos são essenciais para estratégia e implementação da Atenção Básica,
primeira abordagem no princípio organizativo de regionalização e hierarquização
do SUS. Outros cursos já ministrados na área de capacitação e especialização
foram Dependência Química e Saúde Mental, Saúde do Idoso e Atenção Familiar.
Além disso, a UFMA teve participação fundamental no lançamento do Programa Mais Médicos, bem como de
aplicativos para cursos em áreas onde não há acesso à Internet, e ainda realizou
oficinas e capacitações.
O mais recente projeto da UNA-SUS/UFMA
também merece relevante destaque: trata-se da Especialização em Nefrologia
Multidisciplinar que oferecerá 1000 vagas para todo o Brasil. No primeiro
momento, serão matriculados 500 alunos. O curso será realizado em parceria com
várias universidades do país. A doença renal crônica tem crescido no mundo
inteiro. Além dos gastos com o tratamento serem extremamente caros, há um
déficit importante de profissionais capacitados para atender à demanda
crescente de pacientes. A capacitação se torna, nesse contexto, um gargalo
considerável. A especialização que a UNA-SUS/UFMA oferece vem atender de forma
pioneira a esta necessidade de formação dos profissionais da saúde e também
daqueles que fazem parte das equipes multidisciplinares como nutricionistas,
fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos. A
Especialização em Nefrologia Multidisciplinar é um passo ousado e indica a
maturidade dos projetos criados e realizados pela UNA-SUS no Maranhão.
Muitos outros projetos estão sendo gestados,
com a finalidade de melhoria, crescimento e desenvolvimento dos profissionais
da área de saúde em nosso Estado. A internet
aproxima o mundo e o traz para dentro de casa. Assim, cabe àqueles interessados
em percorrer novos e inimagináveis caminhos na área do
ensino aproveitar as oportunidades que a UNA-SUS/UFMA oferece.